24.9 C
Vitória
sexta-feira, 19 abril, 2024

Fecomércio/ES mostra nível de endividamento das famílias capixabas

Fecomércio/ES mostra nível de endividamento das famílias capixabasO número de famílias endividadas na Grande Vitória apresentou aumento em fevereiro se comparado ao mês anterior. Segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo (Fecomércio/ES), os números mostram o aumento de 69,8% para 72,2% em fevereiro.

Por outro lado, o percentual de inadimplentes se manteve estável, variando de 23,2% em janeiro para 23,5% das famílias no mês atual, assim como o percentual de famílias que afirmaram não ter condições de honrar seus compromissos, que passou de 6,0% para 5,9%.
Na comparação anual com fevereiro de 2011, o endividamento das famílias foi menor que em 2012, sendo 51,5%, apresentando um aumento considerável em relação a este ano, similar ao percentual de inadimplentes que no ano passado foi de 19,7%.
Para o presidente da Fecomércio/ES, José Lino Sepulcri, os gastos extras de início de ano, podem ter afetado o endividamento, contribuído também para a elevação pontual do número de famílias inadimplentes e do número de famílias sem condições de pagar seus débitos em atraso. “Mas há possibilidade de reversão do cenário negativo. Isso porque há clara tendência de redução no nível de endividamento das famílias, além de perspectiva ainda positiva nos indicadores de mercado de trabalho”, desta Sepulcri.
A parcela de comprometimento da renda das famílias com dívidas teve acréscimo, passando de 24,4% em janeiro para 25,8% fevereiro. Porém podemos dizer que a renda está num bom nível de comprometimento, uma vez que o ideal é esse percentual não ultrapassar 30% da renda familiar.
Tipo de dívida
O cartão de crédito é disparado o tipo de dívida preferido para 83,3% das famílias pesquisadas, independente do nível de renda. A segunda modalidade de dívida que as famílias mais possuem é o carnê, com 25,4%, seguido pelo financiamento de carro, com 13,7%.

 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA