25.9 C
Vitória
sábado, 4 dezembro, 2021

Governo determina fechamento de academias no Estado

A partir desta quinta-feira (19), todas as academias de ginástica do Espírito Santo deverão suspender seu funcionamento. A determinação é do governo do Estado, que ordenou também a suspensão de consultas e cirurgias eletivas e o incentivo a férias para servidores público estaduais.

O anúncio foi feito pelas redes sociais por meio de transmissão ao vivo, na noite desta quarta-feira (18). As medidas foram tomadas para evitar o avanço do novo coronavírus (Sars-Cov-2) no Estado.

Segundo o boletim divulgado hoje pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), o Espírito Santo registrou 11 casos confirmados e 372 suspeitas.

O Executivo também decidiu suspender consultas e cirurgias eletivas. Só serão mantidos os procedimentos mais urgentes. As consultas estarão suspensas a partir de amanhã (19). E as cirurgias, a partir da segunda-feira (23). A medida, a princípio, é válida por 30 dias. Ao término desse prazo, uma nova avaliação será feita pelo governo do Estado.

Servidores 

Quanto aos servidores públicos estaduais, a partir desta sexta-feira (20), todos poderão antecipar suas férias. Com exceção das áreas de saúde, segurança pública, sistema prisional e socioeducativo, poderão antecipar suas férias.

Segundo o governador Renato Casagrande, quem está de férias não terá direito de interrompê-las e quem possui férias acumuladas deverá gozar das mesmas o quanto antes. Estagiários também deverão sair em recesso. Tais decisões serão comunicadas aos servidores, por seus gestores, a partir de segunda-feira.

Outras medidas

Também, a partir desta quinta-feira, as escolas da rede estadual já podem ser fechadas, caso o diretor solicite. As aulas da rede estadual de ensino foram suspensas na última terça-feira (17), mas as escolas continuavam abertas para receber alguns estudantes. Inicialmente, as instituições seriam fechadas na segunda-feira (23). Mas esse prazo foi flexibilizado pelo governo do Estado. Os Jogos na Rede também foram suspensos.

“As medidas tem caráter de determinação mas só terão efeito se um cidadão fiscalizar o outro. Se você vai a um lugar muito frequentado, você está contribuindo com a disseminação do vírus. Cada um de nós tem que ter consciência. Lógico que vamos fazer fiscalização, mas não temos condição de alcançar tudo”, disse o governador.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Continua após publicidade

Fique por dentro

Vida Capixaba

Continua após publicidade