24.4 C
Vitória
quarta-feira, 24 DE julho DE 2024

Febre amarela: mais postos de vacinação na Grande Vitória

Os moradores da Grande Vitória também podem ir aos postos de vacinação do seu município para se imunizar contra a febre amarela.

Cariacica, Guarapari, Serra, Vila Velha e Vitória fazem parte da nova lista da Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) que inclui as cidades que até então estavam de fora da área de vacinação cautelar.

- Continua após a publicidade -

Ao todo 60 municípios capixabas já receberam a vacinação cautelar desde o início de relatos da doença. Com a inclusão das outras 18 cidades, serão somados mais de 3,65 milhões de doses de vacina distribuídas pelo território capixaba. Segundo a Sesa, as unidades sempre tiveram a vacina, mas era apenas para quem iria viajar para outros estados ou países.

Até o momento no Espírito Santo foram notificados 189 casos da doença em seres humanos. Destes 46 foram confirmados. Ocorreram 14 óbitos e outros 11 estão sob investigação.

Cautela
A imunização começou pelas zonas de maior risco. De acordo com a gerente de Vigilância em Saúde, a área de cobertura está sendo ampliada, pois como o Estado é pequeno há a facilidade de em pouco tempo sair da região metropolitana e chegar a locais de mata . Além disso, há também o registro de casos de morte de macacos pela doença ao longo dos municípios do interior.

Segundo informou, com a cobertura quase total nos 60 municípios, prioridade por correrem maior risco, começou as outras localidades foram sendo incluídas.

Ampliação
A decisão de realizar um mutirão de imunização contra a doença foi tomada pela Secretaria de Saúde (Semus) neste final de semana, após a confirmação, por parte da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), de que um macaco encontrado morto no início de fevereiro em uma residência do bairro Flexal deu positivo para o vírus da doença silvestre.

Nesta sexta-feira (3), a cidade vai vacinar os usuários em 18 unidades de saúde, das 8h às 13 horas. À tarde, a imunização nas unidades será reservada àquelas de rotina, aplicadas em crianças, adolescentes, adultos e idosos.

Na segunda-feira, dia 6 de março, serão 19 unidades oferecendo as doses de vacina, porque a Unidade de Saúde de Santa Fé voltará, que passa por obras, voltará ao atendimento normal. Na Unidade de Saúde de Alto Lage, não será mais necessário apresentar o comprovante de viagem para áreas de surto para se vacinar. No entanto, os usuários que já fizeram agendamento serão atendidos conforme a marcação.
UFES
A Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) realiza neste sábado (04/03) no campus de Goiabeiras, um mutirão de vacinação contra a febre amarela. As vacinas serão aplicadas no horário de 8 às 17 horas, no auditório do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) e será aberto a toda a comunidade. Inicialmente, serão disponibilizadas 2 mil doses da vacina somente para este sábado. É importante trazer o cartão de vacinação.

Mutirão em três cidades no sábado
Em paralelo à vacinação nos postos de saúde, os municípios tentam acelerar a imunização através de mutirões. Neste sábado as mobilizações já foram confirmadas em três cidades: Vila Velha, Vitória e Cariacica.

Além dos postos da Glória, Vila Nova, Ibes e Barra do Jucu, a programação em Vila Velha será no Santuário de Vila Velha, no Centro; no Ginásio Tartarugão, em Coqueiral de Itaparica; na escola João Calmon, em Gaivotas; na escola Leonel de Moura Brizola, na Estrada de Capuaba; na escola Paulo Maresguia, em Cobilândia; na escola Paulo César Vinha, em Terra Vermelha; no Projeto Dom Mauro, emPaul; e no Movimento Comunitário de Cristóvão Colombo.

Em Cariacica, a ação se concentrará no Kleber Andrade. Já Vitória planeja vacinar até 14 mil pessoas na escola Maria José Costa Moraes, em São Pedro; no Alvares Cabral e na Igreja Batista de Jardim da Penha. Um quarto ponto, em Jardim Camburi, será definido.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 222

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA