24.4 C
Vitória
quinta-feira, 18 abril, 2024

“Fantasma” recebia benefício previdenciário há 21 anos

A fraude desencadeou a Operação Curadoria, deflagrada na manhã desta quarta-feira (27), pela Polícia Federal. 

A Operação Curadoria, deflagrada nesta quarta-feira (27) pela Polícia Federal do Espírito Santo, em conjunto com o Ministério do Trabalho e Previdência Social, levou ao cumprimento de dois mandados de busca e apreensão expedidos pela 2ª Vara Federal Criminal de Vitória, nos municípios de Cariacica e Vila Velha. 

- Continua após a publicidade -

A operação teve origem em uma investigação realizada para apurar fraude em recebimento de benefício previdenciário que vinha sendo pago indevidamente há 21 anos, desde a morte do titular, ocorrida em 1995. O benefício foi indevidamente reativado no Sistema Único de Benefícios passando a figurar, a partir daí, um curador para o segurado. O problema é que o curador se trata de uma pessoa fictícia, criada especialmente para a fraude.

Ao longo da investigação foi identificada a participação de algumas pessoas, contra as quais foram cumpridos mandados de busca e apreensão, além de outros benefícios fraudados. A atuação criminosa contava com auxílio de uma advogada e de um servidor público e as fraudes geraram um prejuízo ao erário que ultrapassa R$ 1.000.000,00. A descoberta do esquema evitou um prejuízo aos cofres da Previdência Social estimado em mais de R$ 2.000.000,00.

O nome Curadoria foi escolhido porque os benefícios previdenciários, objeto da investigação, contavam com a figura de um curador para o titular do benefício fraudado. Caso sejam condenados, os envolvidos na fraude poderão ser apenados com mais de 12 anos de prisão.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA