27.2 C
Vitória
quinta-feira, 28 março, 2024

Faltam geólogos no mercado capixaba

Faltam geólogos no mercado capixabaAssim como acontece com outras profissões, há vagas disponíveis no mercado, mas faltam especialistas para atender a esta demanda. Maioria das vagas está na cadeia de petróleo e gás.

O boom petrolífero dos últimos anos mudou o cenário econômico do Brasil. O Espírito Santo, considerado o segundo maior produtor de petróleo do país, lucrou com muitas oportunidades, principalmente, com novas vagas de trabalho. Contudo, um dos desafios que o setor ainda tem que enfrentar é a falta mão de obra qualificada. Tanto no país como no Estado, faltam alguns especialistas para acompanhar esta tendência, entre eles os geólogos.

- Continua após a publicidade -

De acordo com a Associação Capixaba de Geólogos, só na Petrobras existem 9.000 engenheiros e geólogos contratados, em uma proporção de três engenheiros para cada geólogo. Outro entrave é a falta de especialização de alguns profissionais, já que, em todo Brasil, existem apenas 29 cursos de graduação em geologia, que formam, anualmente, cerca de 560 profissionais.

“Toda obra de infraestrutura necessita da presença de um geólogo. No caso do Espírito Santo, que possui tantas bacias de petróleo, a demanda por esses profissionais só tende a crescer. É muito importante que haja investimento em qualificação profissional, pois só assim haverá evolução. Estamos vivendo um apagão de geólogos e precisamos mudar essa realidade”, afirma o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES), Helder Carnielli.

Além da falta de mão de obra qualificada, o setor petrolífero enfrenta muitos outros desafios, que serão foco de discussão no próximo ES Brasil Debate, que terá como tema “A cadeia de Petróleo e Gás”. O evento, realizado pela revista ES Brasil, acontece no dia 16 de outubro, no auditório da Universidade do Centro-Leste (UCL), na Serra, e vai reunir especialistas do setor que analisarão a realidade atual e as perspectivas para os próximos anos dessas atividades essenciais para o desenvolvimento capixaba.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA