Enterro foi marcado para às 17h, no Cemitério de Santo Antônio, em Vitória
Faleceu, na manhã desta segunda-feira (12), o desembargador aposentado Hélio Gualberto Vasconcellos. O velório está sendo realizado no Cemitério de Santo Antônio, em Vitória, local onde também será o enterro, previsto para às 17h. Na nota divulgada pelos familiares, a causa da morte não foi divulgada. Aos 89 anos, Hélio Gualberto deixa a esposa Nilda e quatro filhos, João Gualberto, Luciano, Rita de Cássia e Maria Tereza.
O governador Paulo Hartung decretou luto oficial de três dias em pesar pelo falecimento.
Carreira
Nascido em 19/02/1929, no município de Jerônimo Monteiro, então distrito de Alegre, Hélio fez o curso de bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito do Espírito Santo. Em 1953 começou a atuar na área sendo advogado na comarca de Cachoeiro de Itapemirim. Já no ano de 1957, começou, por concurso, sua atuação na magistratura estadual. Exerceu a função de juiz nas comarcas de Mucurici, Iúna, Itapemirim, Guaçuí, Colatina, Vila Velha e Vitória.
Em 1974, passou a exercer as funções de juiz substituto de desembargador, cargo a que foi promovido em 1978. Exerceu, no Tribunal de Justiça do Espírito Santo, as funções de corregedor geral da justiça (1980-1981) e de presidente (1985-1988).
Na Justiça Eleitoral, foi corregedor geral, vice-presidente e presidente do Tribunal Regional Eleitoral. Foi também presidente da Associação dos Magistrados do Espírito Santo. Também exerceu a carreira de professor de Direito Processual Civil na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e em outras faculdades no Estado.
Na carreira política, Hélio também foi vereador em Vitória de 1997 a 2000, procurador-geral da Prefeitura de Vitória e da Assembleia Legislativa. Além disso, foi presidente do Conselho de Ética do Governo do Espírito Santo.
Da redação com informações do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo