24.4 C
Vitória
segunda-feira, 16 DE setembro DE 2024

Faes lança programa de recuperação ambiental para propriedades rurais no ES

Chamado de Propriedade + Sustentável programa oferece consultoria técnica para produtores rurais recuperarem áreas degradadas que possam gerar renda

Por Redação

Visando apoiar os produtores rurais na regularização de suas propriedades, o Sistema da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Faes) lançou o programa Propriedade + Sustentável. Com foco na elaboração, implantação e monitoramento das etapas de recuperação ambiental das propriedades rurais capixabas, o programa oferece consultoria técnica para produtores rurais.

- Continua após a publicidade -

O projeto teve origem por meio do programa da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o Pravaler, que é uma iniciativa que se propõe a auxiliar os estados e os produtores rurais a superarem suas dificuldades na implementação do Novo Código Florestal Brasileiro (Lei n° 12.651/2012).

De acordo com a superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural local (Senar-ES), Letícia Toniato, a ideia do projeto é fazer com que a sustentabilidade se torne lucrativa, enquanto cumprem a legislação. “O Estado tem propriedades que já estão com essa questão da sustentabilidade em andamento, fazendo todo o trabalho que é necessário, mas precisamos agregar nelas uma rentabilidade maior. Por isso a ideia de trabalhar com propriedade mais sustentável, para gerar também, além da sustentabilidade, mais renda para o produtor, para a família rural, fazendo com que cuidem do social, do ambiental, mas do econômico também”, ressalta.

A lei do Código Florestal exige que todos os imóveis rurais (propriedades ou posses) tenham o Cadastro Ambiental Rural (CAR) e, nesse quesito, o Espírito Santo sai na frente. Com destaque nacional, o Estado já tem 60% das inscrições validadas.

A partir disso, o Senar-ES e a Faes, junto com os Sindicatos Rurais, criaram o Propriedade + Sustentável.

O gerente técnico do Senar-ES, Murilo Pedroni, explica que o programa é inovador, tanto para o Sistema Faes/Senar-ES quanto para o Sistema CNA. “O Pravaler só pôde ser viabilizado aqui no Espírito Santo devido ao nosso estágio de análise de cadastros ambientais rurais já realizados. Isso nos possibilitou desenvolver o Pravaler, que gerou o Propriedade + Sustentável. Então a gente fica muito feliz em sair na frente e proporcionar mais essa ferramenta aos produtores rurais aqui do Estado”, afirma.

LEIA MAIS
agro_valor_produção_baixa_2023 Valor da produção agrícola cai 2,3% em 2023 - Segundo o IBGE, valor da produção das principais culturas alcançou R$ 814,5 bilhões. Soja continua sendo destaque
Espírito Santo exporta 750 mil sacas de café em agosto Espírito Santo exporta 750 mil sacas de café em agosto - Foram 2.344 contêineres que partiram dos portos capixabas rumo a países como Bélgica, México, Estados Unidos e Itália. Mais de 90% do volume foi de…

Dois produtores rurais capixabas assinaram o termo de adesão junto ao Idaf para regularizar suas propriedades por meio do Propriedade + Sustentável. A assinatura ocorreu durante o Pinheiros AgroShow, junto ao lançamento do programa.

Recuperação ambiental

Destinado à realização das etapas de recuperação ambiental de propriedades rurais, o projeto tem em vista o alcance da sustentabilidade, ou seja, a capacidade de uso consciente dos recursos naturais sem comprometer o bem-estar das gerações futuras. Portanto, seu objetivo principal é encontrar o equilíbrio entre o desenvolvimento econômico e a preservação ambiental.

Inicialmente, serão 80 unidades de regularização ambiental promovidas pelo Sistema Faes, como meio de conhecimento e pesquisa, podendo ser expandida para todos os produtores atendidos pela Assistência Técnica e Gerencial (ATeG). Serão 20 meses de projeto. 

Receba notícias no seu WhatsApp

Receba as novidades no seu e-mail

Acompanhe nosso canal no Google news

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA