Faculdades capixabas se destacam nas notas de avaliação do MEC

A Fucape foi avaliada como a melhor faculdade pela 10ª vez consecutiva. - Foto: Claudio Salvalaio

A Fucape ficou em primeiro lugar no ranking e a Multivix obteve três das cinco notas mais bem colocadas do Estado

As universidades capixabas são destaque mais uma vez no ranking do Ministério da Educação (MEC). Nessa quinta-feira (12), foi divulgado o ranking das Instituições de Ensino Superior do país. Apenas 2% das instituições têm nota máxima no Índice Geral de Cursos (IGC), que avalia a qualidade do ensino delas no país. A escala vai de 1 a 5, onde 1 e 2 são insuficientes e 5 é nota máxima.

Completando uma década de fundação e pela décima vez consecutiva em primeiro lugar, a Fucape se destaca dentre 2.071 instituições de ensino avaliadas (universidades, faculdades, centros universitários e institutos federais). A universidade também se manteve no segundo lugar consecutivo como melhor curso de economia do país.

“Prezamos pela busca contínua em fomentar e multiplicar conhecimentos que contribuam para o desenvolvimento humano e a transformação social e ética. Os resultados alcançados, e, mais uma vez, reconhecidos pelo MEC, refletem o desempenho do nosso corpo docente e administrativo e dos nossos alunos. Todos os Fucapeanos estão de parabéns por essa vitória”, afirma a diretoria da faculdade.

No Grupo Multivix, três faculdades estão entre as cinco melhores do Estado: a undiade de Cachoeiro de Itapemirim alcançou o 2º lugar, com a nota 5; a unidade de Castelo conquistou o 4º lugar, com nota 5; e a unidade de Cariacica ficou com o 5º lugar, com a nota 5. Na colocação nacional, das mais de 2 mil faculdades e universidades avaliadas, a faculdade de Cachoeiro alcançou a colocação de 19ª melhor no país.

A UVV está no primeiro lugar entre as faculdades particulares. – Foto: Divulgação

Já a Universidade Vila Velha (UVV) ficou em primeiro lugar dentre as universidades particulares nacionais privadas, na categoria “Universidades Particulares do Brasil”.

“A classificação, pelo segundo ano consecutivo, de melhor Universidade particular do Brasil no IGC/MEC, conquistada dentre todas instituições de ensino superior com status de Universidade privada de iniciativa particular, é um marco para o estado”, afirmou o reitor da UVV, Heráclito Amancio Pereira Junior.

IGC

O IGC é um dos indicadores de qualidade do Ministério da Educação. Ele avalia anualmente o desempenho das instituições de ensino superior do Brasil. O indicador é construído com base numa média ponderada das notas dos cursos de graduação (CPC) e pós-graduação stricto sensu, de cada instituição, pela quantidade de matrículas. Nas instituições sem programas de pós-graduação stricto sensu, o IGC é resultante apenas da média dos CPC dos cursos de graduação ponderada pela quantidade de matrículas.

Leia Também:
Conteúdo Publicitário