17.7 C
Vitória
terça-feira, 7 julho, 2020

Faculdade cria Farmácia Viva a serviço da população

Leia Também

Mais de 54 mil pessoas confirmadas com o novo coronavírus

De acordo com o Painel Covid, da Sesa, são 54.547 casos confirmados. Destes, 35.118 estão curados.

Denúncia doméstica poderá ser feita por aplicativo de conversa

De acordo com o Projeto de Lei (PL) nº 377/2020, de autoria do deputado estadual Euclério Sampaio (DEM), o serviço será permanente para receber denúncias de violência doméstica e familiar por meio do aplicativo com mais agilidade.

Centro de Quarentena começa a funcionar em Vitória

A previsão é acolher cerca de 800 pessoas até o fim do ano. E para atender os pacientes, foi montada uma equipe com 44 profissionais, entre assistentes sociais, técnicos de enfermagem, entre outros.

Inscrições do Sisu começam nesta terça (07)

Os interessados em concorrer a vagas em instituições públicas de ensino superior devem acessar o site do programa até esta sexta-feira (10) e realizar o cadastro.

 Plantas medicinais serão usadas de forma multidisciplinar para aulas da Emescam e, posteriormente, estarão disponíveis para a comunidade. Com receita médica, a população poderá utilizar as mais de 50 espécies que estão sendo cultivadas na entidade.
A flora brasileira é considerada a mais rica fonte de substâncias com atividade farmacológica devido a sua megabiodiversidade. Por isso, a Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (Emescam) lançou o projeto Farmácia Viva na instituição.

 Quem tiver receita médica e cadastro no projeto de extensão da faculdade, poderá se beneficiar com o recebimento de algumas espécies.
O herbanário, local onde estão as plantas, já possui 55 espécies cultivadas catalogadas pelo Ministério da Saúde. Lá são preservadas plantas que combatem febre e diarreia, além de outras que possuem propriedades bactericidas, analgésicas, oxidantes e diuréticas.
Os idealizadores do projeto, o professor de Farmacognosia Evandro Carlos Lebarch, a professora de Botânica Solange Zanotti Schneider e o coordenador do curso de Farmácia Adércio Marquezini explicam como se tornar usuário das plantas medicinais. “O primeiro passo será cadastrar os usuários do SUS. A partir daí, as outras fases do projeto se darão automaticamente, como qual a planta que o indivíduo deve fazer uso para a cura de sua doença. Lembrando que tudo depende da receita prescrita pelo médico”, pontuam.
Plantas na sala de aula
A área da Farmácia Viva será multidisciplinar para as atividades dos alunos da Emescam. Além disso, o local vai servir como um ponto de estudos para os alunos de Ensino Médio de todo o Estado, com visitas monitoradas pelos alunos de Farmácia da Emescam. Lá, eles farão reconhecimento das espécies, aprenderão sobre as propriedades medicinais das plantas e sua utilização correta. Além disso, o espaço vai servir como fonte de material botânico para aulas de laboratório, demonstração de técnicas de extração dos constituintes químicos medicamentosos e preparação de chás e tinturas medicinais.

Conheça algumas plantas do herbanário da Emescam:
Cana de Macaco
(Costus spicatus)
Usos: diurético, doenças das vias urinárias, tônico e depurativo.

Guaco
(Micania glomerata)
Usos: expectorante, cicatrizante e febrífuga (combate a febre).

Romã
(Punica granatum)
Usos: afecções da boca, olhos e pele, amigdalite, faringite. Combate o envelhecimento.

Erva de Santa Maria
(Chenopodium ambrosiodes)
Usos: vermífugo, laxativo, combate úlceras, hemorragias e hemorróidas.

Alfavaca
(Ocimun basilicum)
Usos: antitussígena (combate a tosse), diurética, reduz gases abdominais, cicatrizante, usada em bicos de seios rachados.

Carqueja
(Baccharis trimera)
Usos: afecções gástricas, intestinais e hepáticas. Combate azia, prisão de ventre, bronquite asmática, anemia, afta e amigdalite.

Continua após a publicidade

ES Brasil Digital

esbrasil_177
Continua após publicidade

Fique por dentro

Planejamento e pesquisa ajudam microempresa a ter crédito na pandemia

Cooperativas, fintechs e empresas individuais emprestam a juros baixos. Saiba mais! Um dos principais gargalos para os negócios de pequeno porte durante a pandemia da...

Caixa deposita saque emergencial do FGTS para nascidos em fevereiro

Valor será creditado nesta segunda-feira (6) pelo banco. Confira! A Caixa inicia, nesta segunda-feira (29), o pagamento do saque emergencial do Fundo de Garantia do...

O que fazer se entregou a declaração de imposto de renda com erro?

O prazo para a entrega do IRPF na última terça-feira (30). Contudo, muitos continuam preocupados pois descobriram que cometeram erros na hora do envio e querem saber como ajustar o documento.

O exemplo cooperativista para enfrentar crises

O cooperativismo é uma forma cada vez mais eficaz para avançar em momentos de crise, ainda mais num mundo que se desenha cada vez mais colaborativo.

Vida Capixaba

Webinar aborda a construção em aço na era da Indústria 4.0

A webinar “Construção em aço na era da Indústria 4.0”, que será realizada nesta quinta-feira (09), a partir das 17 horas.

Como fica o tempo nesta semana no Espírito Santo? Veja!

De acordo com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), a previsão é de poucas nuvens e sem chuvas nas regiões capixabas.

Marcos Caruso é o homenageado do 3º FestCine Pedra Azul

O ator reúne em seu extenso currículo 16 filmes, 26 novelas, 28 espetáculos de teatro e a participação em minisséries e produções especiais para televisão, além de trabalhos como diretor, dramaturgo e roteirista.

Vila Velha renova contrato de bicicletas compartilhadas

O Bike VV foi renovado por mais três anos e o horário de empréstimos das bicicletas ampliado para 24 horas.
Continua após publicidade