24.9 C
Vitória
terça-feira, 25 junho, 2024

Telas retratam identidade cultural de Viana em exposição

17 telas do artista Antônio Avelar compõem exposição Viana em Cores, na Galeria de Arte Casarão Adair José Gava, em Viana Sede

Por Mariah Friedrich

A cidade de Viana foi retratada pelo olhar do artista baiano radicado no município Antônio Avelar, que reuniu trabalhos nos quais capturou a essência do lugar em coleção de 17 telas que compõem a exposição Viana em Cores, aberta oficialmente na última quarta-feira (29), na Galeria de Arte Casarão Adair José Gava, em Viana Sede. A mostra pode ser visitada de segunda à sexta, de 9h às 12h e de 13h às 17h. A entrada é gratuita. 

- Continua após a publicidade -

O artista Antônio Avelar descreveu os quadros como uma coleção de retratos da história e cotidiano da cidade em tons vibrantes. “Essa exposição tem a intenção de dar cores para trazer mais alegria para o município. Eu comecei pelos monumentos históricos, que tem muito a dizer para o povo, que muitas vezes nem conhecem. Através da exposição, eu quis mostrar esses monumentos”, explicou.

Na exposição, o Avelar retrata ícones e personagens da cultura local, figuras do cotidiano e patrimônios culturais e históricos, como as igrejas centenárias e as tradicionais bandas de congo, além de diversos atrativos de Viana, como a Estação Ferroviária Eugênio Leonardo de Souza e o novo turismo de experiência do Polo Cervejeiro.

O prefeito Wanderson Bueno destacou que a cultura e o turismo são fundamentais para o desenvolvimento da cidade e geração de emprego e renda. “O Casarão é um ícone que nos orgulha. Toda vez que a gente inaugura uma exposição, a gente fica feliz em saber que o espaço está sendo ocupado pela cultura. O que a gente quer fazer é exatamente isso, dar protagonismo para quem respira cultura nessa cidade”, afirmou o prefeito.

A secretária de Cultura e Turismo de Viana, Renata Weixter, enfatizou que o poder público tem o dever de garantir o acesso a bens e serviços culturais à população.

“Cada vez mais vamos impulsionar a arte, cultura e economia criativa aqui. Fico muito feliz em ver nossos vianenses ocupando esse espaço com tanto carinho, com tanta qualidade e afetividade”, expressou Renata.

Serviço

Viana em Cores

De segunda à sexta, de 9h às 12h e de 13h às 17h
Galeria de Arte Casarão Adair José Gava – R. Getúlio Vargas, 37, Centro, Viana, ES
Entrada gratuita

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

FIQUE POR DENTRO

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -