“Praia do Canto: memórias e afetos” marca inauguração da Casa Senac, novo centro de formação cultural e profissional instalado no imóvel
Por Mariah Friedrich
A histórica mansão que pertenceu à família Santos Neves, na Praia do Canto, sedia a partir deste sábado (5) a exposição “Praia do Canto: memórias e afetos”, que resgata as transformações que o bairro passou, desde a época em que era uma humilde colônia de pescadores, o projeto do Novo Arrabalde, até se tornar um polo de comércio e cultura. A visitação acontecerá de quarta a domingo até o dia 1º de dezembro, com entrada gratuita.
Com mais de 70 anos, o tradicional imóvel localizado na Avenida Saturnino de Brito foi recentemente adquirido pelo Sistema Fecomércio/ES – Sesc e Senac, passou por obras de adequação e restauro e funcionará como o espaço de formação cultural e profissional, onde será o primeiro café escola do Senac no Espírito Santo.
A exposição apresentará a história do bairro a partir de recursos audiovisuais, com acervo de imagens de fotógrafos renomados e anônimos, linha do tempo com fatos que marcaram o desenvolvimento da região, depoimentos em vídeo, modelagem 3D, sala com
projeção imersiva, entre outros elementos que integram a exposição, instalada no
pavimento principal da casa.
Sob a curadoria de Elaine Pinheiro, a mostra homenageia personalidades como o pintor Homero Massena, o historiador Fernando Achiamé, o colunista Hélio Dórea e o fotógrafo Paulo Bonino, cujas lentes registraram momentos marcantes da história da Praia do Canto.
Os visitantes poderão conhecer mais sobre os antigos proprietários, curiosidades sobre nomes das praias, moradoras de destaque em suas épocas (como a bailarina Lenira Borges, a boleira Olga Couto e a pianista Lia Leal), além de clubes tradicionais do bairro, personalidades e personagens, como João da Cruz, Zé do Coco e Dondon.
O diretor regional do Sesc-ES Luiz Toniato afirma que a iniciativa atende ao compromisso da entidade em promover a cultura no Estado. “ É fundamental valorizarmos as memórias territoriais, e nada melhor para fazer isso do que a abertura de um espaço tão significativo para comerciários de todo o Espírito Santo”, destacou.
A mostra dispõe de recursos acessíveis, vídeo em Libras e legendas em Português e
Inglês, pensadas também para o público com baixa visão.
Casa Senac
A exposição do Sesc-ES inaugura as atividades da Casa Senac, que abrigará o primeiro café escola do Senac no Espírito Santo e diversos cursos de educação profissional, com foco nos segmentos do comércio de bens, serviços e turismo.
Segundo o presidente do Sistema Fecomércio/ES – Sesc e Senac, Idalberto Moro, o
espaço será voltado para conversar com a sociedade, por meio de formações
profissionais e ocupações culturais, além de cursos para baristas, garçons e
confeiteiros.
Serviço
“Praia do Canto: memórias e afetos”
Abertura: Quinta-feira (5).
Até 1º de dezembro (domingo) – Quarta a Sexta, das 10h às 19h; Sábado, das 10h às 18h;
Domingo, das 10h às 16h.
Casa Senac – Av. Saturnino de Brito, 1240, Praia do Canto, Vitória
Entrada gratuita
Visitas mediadas por meio de agendamento por email [email protected] – atendimento para escolas de quarta a sexta; individuais individuais ou grupo de até 20
quarta a domingo de quarta a domingo