27.3 C
Vitória
segunda-feira, 1 junho, 2020

Últimos dias para conferir exposição sobre Leonardo da Vinci

Leia Também

Dia Mundial Sem Tabaco alerta aos riscos para fumantes em tempos de covid-19

No Brasil, estima-se que 438 pessoas morrem por dia devido ao consumo do produto. O país, entretanto, possui cerca de 20 milhões fumantes segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Câncer de bexiga: tabagismo é principal fator de risco

A estimativa foi de 9.480 novos casos, sendo 6.690 em homens e 2.790 em mulheres. Este número é considerado alarmante pelo Inca.

“Chapeuzinho Vermelho” no Diversão em Cena ArcelorMittal

Produzido pela Companhia O Trem, o espetáculo terá música ao vivo, brincadeiras e muita interação: o elenco precisará da ajuda do público para contar a história.

Especialista dá dicas para quem deseja empreender na internet

Com as medidas de isolamento, houve um aumento no mercado de compras online. Para quem ainda não está no mercado virtual de vendas, esse é o momento.

“Conversas com Leonardo” reúne cerca de 60 obras de 33 artistas renomados e está exposta no Espaço de Arte Celga 

Neste mês é comemorado os 500 anos de morte do grande gênio da arte, Leonardo Da Vinci, e é possível conferir até a sexta-feira (20), no Espaço de Arte Celga, localizado no Shopping Vila Velha, a primeira exposição coletiva “Conversas com Leonardo”, que reúne 60 obras inéditas de 33 artistas renomados entre pinturas, desenhos, gravuras, mosaicos e instalações.

Entre os trabalhos expostos está a fotografia de Roberto Burura, que caracteriza-se pelo recorte inusitado da realidade. Com forte apelo gráfico e utilizando-se da composição para criar imagens onde o limite entre o real e o inventado se misturam, o artista transita entre a observação, a poesia e a criação por meio das situações que retrata.

Em sua obra, intitulada Mona Lisa, o autor convida o espectador a experienciar um outro olhar defronte a obra-prima do mestre, que está localizada no Museu do Louvre, em Paris.

A mostra reunirá 60 obras inéditas de 33 artistas renomados. – Foto: Divulgação

A pintora Moema Calhau reproduziu em tela um dos seus desenhos, utilizando papeis estampados e florais. Sobre estas estampas se desenvolvem as histórias ali contadas e seus personagens. A obra “Liquore di Sanguini” apresenta um anjo em todo seu esplendor como guardião e protetor e sob veladuras o Convento da Penha monocromático, que sugere ao fundo como parte da composição.

“Neste universo poético, o coração anatômico em hachuras traduz a alma, a dor, a transversalidade do tempo, da vida que existiu e que pulsa dando continuidade nos tempos de hoje, através das memórias em relatos e dos registros deixados”, explica a artista.

O colorido da pintora Angela Gomes também estará presente em “Conversas com Leonardo”. Em sua obra, a artista retrata Mona Lisa na técnica em acrílica sobre tela e MDF, no estilo Naif. Já Gina Stoffle, que em seu processo vem construindo pinturas aliadas a colagens, levará ao público duas obras, “Composição Com Frutas I, II III” e “Composição Com Frutas IV e V”. A exposição terá ainda o trabalho de Attilio Colnago, Joyce Brandão, Rosana Paste, Celso Adolfo, Wagner Veiga, Romilda Patez, Vania Caus, Fabiola Menezes, Fernando Gómez, Andre Magnago, Jocimar Nalesso, Thiago Arruda, Penithência, Maria Elena Isola, Marcio Antonelli, Eva Andreão, Alegria Falconi, Oliete Bolonha, Valeska Oliveira, Izete Meriguetti, Leyla Pretti, Alzira Torres, Herminia Passamai, Christine Ribeiro, Vera Breder, Beatriz Santos Neves, Rosilene Ferraz e Regina Caus.

A curadoria da exposição leva assinatura de Waldete Barbosa e Luís Keiper. Segundo eles, foi proposta uma exposição não exatamente temática, mas tomando como pretexto o aspecto ou a forma com que cada participante se conecta e dialoga com Leonardo da Vinci.

Moda e arte

A abertura da exposição será marcada pelo desfile de modelos selecionadas pelo scouter Pietro di Marcos, que farão uma performance em homenagem a Leonardo da Vinci. “Moda e cultura andam de mãos dadas. Os estilistas criam verdadeiras obras de arte e muitos deles já renderam tributo ao gênio renascentista”, destaca.

Ações educativas

Pela qualidade e importância do trabalho exposto, a expectativa dos organizadores é de que a movimentação no espaço cultural seja intensa. Além do público espontâneo, o local vai receber a visita de muitos estudantes, já que escolas farão ações educativas dentro do espaço cultural. São visitas guiadas, bate-papo com os artistas e atividades relacionadas ao trabalho exposto. “Estas atividades são importantes para sensibilizar os alunos em relação à arte, neste caso, em especial, à obra de Leonardo da Vinci, um dos maiores gênios da história”, destaca a empresária Márcia Celga, responsável pelo Espaço de Arte Celga.

Obra Ícaro o sonho de voar de Joyce Brandão. – Foto: Divulgação

Sobre Leonardo da Vinci

Nascido em 15 de abril de 1452, na Itália, Leonardo da Vinci é considerado um dos maiores gênios da humanidade, contribuindo não só para o ramo das artes, mas da ciência, anatomia, matemática, engenharia, arquitetura e óptica. São de sua autoria obras como Mona Lisa e A Última Ceia e os primeiros esboços do que viriam a ser o helicóptero e o pára-quedas.

Exposição coletiva “Conversas com Leonardo”
Artistas participantes: Attilio Colnago, Joyce Brandão, Rosana Paste, Celso Adolfo, Moema Calhau, Wagner Veiga, Romilda Patez, Vania Caus, Fabiola Menezes, Roberto Burura, Fernando Gómez, Andre Magnago, Jocimar Nalesso, Thiago Arruda, Penithência, Maria Elena Isola, Marcio Antonelli, Eva Andreão, Alegria Falconi, Oliete Bolonha, Valeska Oliveira, Izete Meriguetti, Leyla Pretti, Alzira Torres, Herminia Passamai, Christine Ribeiro, Gina Stoffle, Vera Breder, Beatriz Santos Neves, Rosilene Ferraz, Regina Caus e Angela Gomes
Local: Espaço de Arte Celga (Shopping Vila Velha)
Data: Vernissage: 15 de agosto | Visitação: 16 de agosto a 20 de setembro
Entrada gratuita
Continua após a publicidade

ES Brasil Digital

esbrasil_176
Continua após publicidade

Fique por dentro

Embraer tem prejuízo líquido de R$ 1,276 bilhão no 1º trimestre, 6 vezes maior

Segundo a empresa, os principais fatores determinantes para o aumento do prejuízo líquido ajustado foram o declínio na receita operacional aliado ao crescimento das perdas cambiais.

Especialista dá dicas para quem deseja empreender na internet

Com as medidas de isolamento, houve um aumento no mercado de compras online. Para quem ainda não está no mercado virtual de vendas, esse é o momento.

Crise econômica causada pelo novo coronavírus faz desemprego chegar a 12,6%

De acordo com o IBGE, são aproximadamente 4 milhões de brasileiros fora do mercado de trabalho nesse trimestre.

Prejuízo com fechamento de shoppings centers capixabas chega a R$ 1 bilhão

Os shoppings centers da Grande Vitória estão fechados desde o dia 19 de março, por meio de um decreto estadual a fim de conter a pandemia do novo coronavírus.

Vida Capixaba

“Chapeuzinho Vermelho” no Diversão em Cena ArcelorMittal

Produzido pela Companhia O Trem, o espetáculo terá música ao vivo, brincadeiras e muita interação: o elenco precisará da ajuda do público para contar a história.

Lugar de homem é na cozinha

A arte de combinar ingredientes e temperos tem atraído mais e mais homens Em restaurantes ou em ambientes domésticos, é cada vez mais comum ver...

Shoppings da Grande Vitória poderão abrir a partir de segunda (1º)

De acordo com a secretária de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Lenise Loureiro, a decisão foi tomada durante uma reunião da Sala de Situação de Emergência em Saúde Pública do Estado, realizada hoje. 

Como montar um cantinho lúdico e organizado para as crianças

Com as crianças em casa em tempo integral, as famílias se deparam com o desafio de manter a rotina de atividades escolares e brincadeiras.
Continua após publicidade