26.9 C
Vitória
domingo, 24 outubro, 2021

Exportações contribuem para aumento da produção industrial no ES

Produção industrial no Espírito Santo teve crescimento na comparação com o ano passado. Desempenho foi melhor do que a produção nacional

por Samantha Dias 

A produção nacional teve variação nula na passagem entre maio e junho de 2021. Quando comparada com junho de 2020, a produção industrial subiu 12%. As informações foram divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

No entanto, quando a relação é feita com o sexto mês de 2020, o indicador nacional registra saldo positivo e um dos destaques é o Espírito Santo, que teve aumento de 34,3%.

Segundo o deputado federal Neucimar Fraga (PSD-ES), o quadro se deve ao bom desempenho do estado no comércio exterior. “Com a subida do dólar, as exportações aumentaram, assim como o valor das mercadorias. Com isso, o setor industrial, o qual boa parte trabalha para exportação, acabou faturando mais, e esse crescimento se deve a isso. E, consequentemente, também houve aumento de produção”, considera.

Para o resultado da comparação 2021/2020, o conselheiro do Conselho Federal de Economia, Carlos Eduardo de Oliveira Júnior, entende que houve uma participação do avanço da vacinação contra Covid-19. Já para justificar a estagnação na comparação entre os meses de junho e maio deste ano, ele elenca alguns fatores.

“Isso pode ser detectado por alguns problemas conjunturais. Um deles é a elevação dos custos, com a elevação dos produtos importados, e também com a elevação do dólar. Isso faz com que a produção se reduza. Agora, temos uma grande incógnita, porque a elevação no preço da energia elétrica também vai fazer com que a produção não cresça, porque a energia elétrica está muito cara”, afirma.

Com informações do Portal Brasil 61

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Continua após publicidade

Fique por dentro

Vida Capixaba

Continua após publicidade