27.7 C
Vitória
quinta-feira, 28 março, 2024

Expansão de leitos de UTI para tratamento da Covid-19 no ES

A ação faz parte da nova fase da política de ampliação de leitos no Espírito Santo, denominada “Leitos para Todos”.

Por Dayane Paradizzo

Mais 19 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) serão disponibilizados aos capixabas para o atendimento e tratamento de casos graves de Covid-19. O anúncio foi feito pelo governador Renato Casagrande, nesta quarta-feira (10).

- Continua após a publicidade -

Segundo o governador, os leitos estarão disponíveis no Hospital Estadual de Vila Velha (HESVV), que recentemente passou por obras para garantir assistência à saúde da população capixaba. “Esse hospital foi totalmente transformado, passando agora a ter 120 leitos entre UTI e Enfermaria. Serão 39 leitos de UTI Covid para dar suporte ao enfrentamento à doença. Após vencermos a pandemia, esses leitos estarão disponíveis para outras enfermidades”, afirmou Casagrande.

O governador destacou a importância da disponibilização dos leitos, lembrando que o Espírito Santo não registrou falta de espaço para atender os pacientes: “Estamos recebendo pacientes do Amazonas e Rondônia, pois esses estados não tiveram condições de atender a todos. Até Portugal, um país desenvolvido, colapsou e aqui no Espírito Santo não faltou leito para nenhum capixaba.”

“O Estado se prepara para que nos meses de março e abril possa ocorrer a sazonalidade no aumento de doenças respiratórias. Entendemos que é prudente voltar a fortalecer a rede hospitalar para poder suportar pressões que tenham dimensões maiores daquelas que foram enfrentadas em 2020”, disse o secretário estadual de Saúde, Nésio Fernandes, anunciando também a previsão de que o Estado pode passar a ter mais de 100 novos leitos de UTI ainda neste mês de fevereiro.

Aumento de leitos na rede estadual nos próximos dias

De acordo com informações do Governo, a Secretaria da Saúde (Sesa) está trabalhando para a ampliação de mais 24 leitos de UTI em hospitais da rede estadual. Serão disponibilizados 18 leitos de UTI no Hospital Estadual Dr. Dório Silva, na Serra, e mais seis leitos de UTI no Hospital Estadual João dos Santos Neves (HJSN), em Baixo Guandu.

Afirmam ainda que os hospitais sofreram ajustes em seus espaços para a ampliação dos leitos e, consequentemente, da assistência à população capixaba.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA