22.1 C
Vitória
quarta-feira, 15 julho, 2020

Após protestos, Exército ocupa as ruas do Chile

Leia Também

Mais de 65 mil pessoas infectadas pelo novo coronavírus no ES

Chegou a 65.213 o número de casos confirmados do novo coronavírus no Espírito Santo, de acordo com o “Painel Covid”, administrado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

Vila Velha tem maior verba em educação entre grandes redes de ensino do ES

Das cinco maiores Redes Municipais de Ensino do Espírito Santo, considerando ter mais de 25 mil alunos matriculados, a cidade foi a que apresentou o maior índice de aumento no aporte destinado à área: 13,1% na comparação entre os exercícios de 2018 e 2019. 

MME mantém recomendação para extinguir horário de verão

Medida foi pouco efetiva nos últimos anos, diz nota técnica. Saiba mais! O Ministério de Minas e Energia (MME) manteve a recomendação de não se...

O Exército chileno tomou as ruas de Santiago, após atos violentos da população

O Chile enfrenta uma onda de ações violentas desde a última semana. Já são contabilizados três mortos, mais de 300 detidos e uma onda de incêndios e saques.

Desta forma, o Exército chileno foi às ruas para manter a ordem na capital, Santiago, tomou o controle das ruas depois de um dia de violentos protestos contra a alta na passagem das tarifas de metrô.

Ao todo, quase 10 mil membros das Forças Armadas estão realizando o patrulhamento. Santiago e outras regiões do país, como Valparaíso e Concepción, estão sob toque de recolher.

Tudo começou por conta de ajustes no valor do bilhete do metrô da capital chilena que passaria de US$ 1,12 para US$ 1,16. Diante das manifestações, o aumento foi suspenso no sábado (19).

Outras causas

Os protestos se intensificaram na última sexta-feira (18), e os chilenos expressam insatisfação com as políticas do governo Piñera.

Além do transporte, os chilenos reclamam do sistema previdenciário, administrado por empresas privadas, o custo da saúde, o deficiente sistema público de educação e os baixos salários em relação ao custo de vida.

Estado de emergência

As províncias de Santiago, capital do Chile, e de Chacabuco, assim como as comunas de Ponte Alta e São Bernardo foram as mais prejudicadas. Cerca de 19 estações de metrô foram incendiadas, houve saques em supermercados e lojas e destruição de agências bancárias, em meio a panelaços pela cidade.

O exército está nas ruas de algumas cidades que tiveram estado de emergência decretado pelo presidente. – Foto: Ramon Monroy/ Reuters / Direitos Reservados

A escada externa de emergência do edifício central da companhia elétrica Enel, próximo ao Cerro Santa Lucía, um dos principais pontos turísticos da capital chilena, foi incendiada. O Corpo de Bombeiros confirmou que o incêndio foi intencional.

Já no sábado (19), as regiões amanheceram em estado de emergência decretado pelo presidente Piñera. Ele voltou ao palácio presidencial de La Moneda, para se encontrar com os ministros da Defesa, lberto Espina, e do Interior Andrés Chadwick. Designado para chefiar do estado de emergência, o general Javier Iturriaga descartou a possibilidade de decretar toque de recolher.

O prejuízo foi muito grande. No total, 41 estações de metrô foram vandalizadas. Foram registrados 156 policiais feridos e, até o momento, existem 11 ocorrências de civis feridos.

*Da redação, com informações da Agência Brasil.

Leia Também:
Continua após a publicidade

ES Brasil Digital

Continua após publicidade

Fique por dentro

Chefe ou líder? O que você é?

Entende-se que uma das características mais importantes de um líder é desenvolver uma equipe que seja capaz de funcionar sem ele

Tecnologia faz produção de café conilon “pocar” no Norte do ES

Quem apostou em sistemas de irrigação modernos, aliados ao manejo correto integrado, já começa a colher os primeiros frutos de uma tecnologia que veio para ficar.

Feirão Limpa Nome: seis passos antes de renegociar!

Mas antes de ir para a etapa de negociações é importante que o consumidor conheça seus números e faça uma faxina financeira.

CNI: confiança dos empresários da indústria melhora pelo 3ª mês seguido em julho

As expectativas com relação aos próximos seis meses já são otimistas", destacou a CNI, no documento. Confira! Por Eduardo Rodrigues (AE) Após bater no fundo do...

Vida Capixaba

Exposição de peças sacras em Vitória

Ao todo, serão fotos de 360 peças sacras contidas no catálogo “Acervo de arte sacra: Museu Solar Monjardim”, localizado em Jucutuquara, em Vitória.

Mais investimentos para recuperação de estradas rurais neste mês

A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Interior, intensificará, nos próximos dias, os serviços de recuperação e manutenção das vias vicinais do interior.

Bares, restaurantes funcionam com horário diferenciado

Renato Casagrande fez o comunicado e explicou que os horários foram alterados, conforme a matriz de risco definida pelo governo estadual.

INSS começa teste de prova de vida digital com 550 mil beneficiários

Num primeiro momento, o mecanismo será feito por meio de reconhecimento facial, com o uso da câmera do celular, para quem já tem carteira de motorista ou título de eleitor digital.
Continua após publicidade