24.4 C
Vitória
sexta-feira, 29 março, 2024

Exame moderno pode prever novo câncer de mama

Prevenção poderá ser feita por meio de um exame que procura células cancerosas no sangue

Uma nova tecnologia pode facilitar e muito a vida de pacientes que já tiveram câncer de mama. A constatação foi feita em um estudo americano que prevê tal inovação em um futuro não muito distante. Por meio de um simples e moderno exame de sangue, será possível prever o surgimento de um segundo tumor na região, possibilitando com que seja feito um tratamento apropriado antes mesmo de isso acontecer.

De acordo com o líder da pesquisa, o médico Joseph Sparano, do Centro para Cuidado do Câncer Montefiore Einstein (EUA), o teste deverá ser feito cinco anos após o diagnóstico da doença. Caso o resultado seja negativo, a possibilidade do surgimento da doença pelos próximos dois anos é de apenas 2%. Uma notícia muito positiva, visto que muitas das mulheres que já passaram por esse problema acabam tendo um risco maior de voltar a ter o câncer de mama.

- Continua após a publicidade -

Batizado de CellSearch, o exame procura células cancerosas espalhadas no sangue. Antes mesmo de ter a sua eficácia comprovada – pela falta de evidências científicas – a inovação já se encontrava disponível nos Estados Unidos. Uma realidade que deve mudar pelos próximos anos, graças ao resultado da pesquisa, que poderá estimular cada vez mais experimentos com o CellSearch.

SOBRE O ESTUDO

Participaram da pesquisa 547 mulheres que, cinco anos antes, se submeteram a cirurgia e quimioterapia para tratar o câncer de mama. Deste total, 66% afirmaram tomar bloqueadores de hormônios femininos (hormonioterapia), uma estratégia bastante comum em situações onde o tumor é estimulado pelo estrogênio.

LEIA TAMBÉM:

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA