25.1 C
Vitória
segunda-feira, 10 agosto, 2020

Organize o dia a dia da criança e evite estresse

Leia Também

Caixa credita saque emergencial do FGTS para nascidos em julho

Os trabalhadores nascidos em julho começam a receber hoje (10) o crédito do saque emergencial do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) de até...

Alunos voltam às aulas presenciais no Amazonas

Cerca de 110 mil alunos do ensino médio de 123 escolas da rede pública do Amazonas retornam hoje (10) às aulas presenciais. Com informações da...

Nova etapa do inquérito sorológico em Vitória

Nesta segunda-feira (10), teve início mais uma etapa do inquérito sorológico da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) em Vitória, ao todo serão realizados...

Depois de longas férias, rotina dá segurança aos pequenos

O período de volta às aulas, muitas vezes, acaba sendo confuso e, de certa forma, estressante para criança e também para os familiares. Depois das longas férias, é muito importante estabelecer uma boa rotina para que os dias sejam mais tranquilos para todos. Algumas medidas devem ser adotadas antes do retorno à escola, como a readequação da hora de dormir e acordar e a preparação do material escolar.

O psicólogo do programa Viver Bem da Unimed Vitória, Vinícius Grassi, explicou que organizar a rotina de sono, tanto para os pais quanto para os filhos, é o primeiro passo para evitar desgastes.

“É importante definir o horário limite para estarem todos na cama, por isso, é interessante estimulá-los a voltar a dormir no horário anterior às férias, mesmo que no começo eles relutem, assim como condicioná-los novamente a acordar na hora que mais se encaixe a seu ritmo de estudos e demais atividades”, pontuou.

Se as crianças não estudam pela manhã, pode até deixá-las dormir um pouco mais. “Mas dormir até tarde não é muito bom porque acaba roubando tempo e disposição das crianças. Estabeleça um horário médio para que se levantem”, orientou o especialista.

Vinícius Grassi diz que é importante ter horários definidos para as outras atividades também, como as refeições, banho e dever de casa. “Isso ajuda a dar mais segurança e tranquilidade ao dia a dia da criança e dos pais”.

Confira mais algumas dicas do psicólogo que vão te ajudar a colocar ordem no cotidiano das crianças:

1 – Organize a mochila do seu filho ou filha na rotina noturna, antes de dormir. Todos os dias, arrume a mochila e deixe-a pronta num lugar acessível. Envolva a criança nessa organização, para que ela também se sinta responsável por essa atividade e ganhe autonomia.

2 – Deixe a lancheira previamente pronta. Separar o lanche na noite anterior vai evitar perda de tempo no dia seguinte. Se a criança compra lanche na escola, já deixe o dinheiro trocado e separado no dia anterior também. Há escolas que oferecem a possibilidade de comprar os tickets dos alimentos. Isso pode ajudar porque você consegue se organizar para o mês inteiro.

3 – Crie uma rotina de quem leva e quem busca a criança na escola, em que lugar a pegará e em que horário. Isso evita contratempos.

4 – É importante ter uma rotina pós-chegada da escola: definir a ordem do banho, refeição e lição de casa, assim como o tempo que a criança terá para brincar e descansar. Essa organização pode ser feita juntamente com seu filho, inclusive, criando com ele uma tabela das atividades.

5 – Quando a criança ainda é pequena, é fundamental deixar clara a rotina, e não somente pela fala. Você pode fazer um quadro de atividades, utilizando desenhos feitos à mão, colagens com gravuras, entre outros recursos.

6 – Em relação aos suprimentos diários, como lanches e material que ele precisa no cotidiano da escola, é interessante fazer uma lista e comprar previamente, para não ter que fazer nada de última hora.

7 – Acompanhe de perto o cotidiano escolar do seu filho, mantendo-se informado sobre as atividades extras e o rendimento dele em sala de aula. Isso dá segurança à criança e a você também.

8 – Nunca se esqueça de que as crianças precisam do tempo do ócio. Isso contribui para a saúde mental e física do pequeno, além de estimular a criatividade. Curtir uma preguicinha de vez em quando também faz parte do dia a dia.

Continua após a publicidade
Continua após publicidade

Fique por dentro

Balança comercial tem superávit de US$ 8,060 bilhões em julho

O resultado de julho foi mais do que o dobro registrado no mesmo mês do ano passado, quando foi positivo em US$ 2,391 bilhões

Educação é a maior despesa dos municípios capixabas

Levantamento da 26ª edição do anuário Finanças dos Municípios Capixabas, da Aequus Consultoria, publicado em julho de 2020, traz um apanhado detalhado da gestão...

Iluminação de Vila Velha: confira resultado do leilão

O parque de iluminação pública de Vila Velha (ES) será ampliado e modernizado pelo Consórcio SRE – IP Vila Velha, pelos próximos 20 anos.

Dia dos Pais: 47,8% das pessoas comprarão presentes on-line

De acordo com uma pesquisa, 57,6% das pessoas entrevistadas pretendem celebrar o Dia dos Pais; 21,5% ainda estão na dúvida sobre comemorar ou não.

Vida Capixaba

31ª Dez Milhas Garoto é adiada para 2021

Com a insegurança em relação a propagação do vírus do Covid-19 pelo Brasil, os principais players do mercado de eventos, feiras e congressos do...

Mostra on-line de arte e cultura em Vitória

A distância dos palcos não impediu que os alunos dos espaços culturais da Secretaria Municipal de Cultura (Semc) se apresentassem ao público em 2020. Durante...

Dia internacional da cerveja: mulheres ganham cada vez mais espaço

Apesar de ainda sofrerem preconceito, mulheres estão cada vez mais conquistando espaço no meio cervejeiro. A data é comemorada sempre na primeira sexta-feira de agosto,...

Curso gratuito de gestão

Empresa de tecnologia lançou o treinamento para formação de gestores com foco ERP devido a carência de bons gestores com capacidade para desenvolver o...
Continua após publicidade