24.4 C
Vitória
sábado, 4 dezembro, 2021

Evento Webinar acontece nesta sexta e será mediado por Victor Coelho

Debate sobre inclusão digital e social é promovido pela Frente Nacional de Prefeitos e pela Fundação Vanzolini

O prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, Victor Coelho, será mediador da Webinar “Inclusão digital é inclusão social!”, na segunda edição da série “Cidades Inteligentes e Humanas: Desafios e caminhos da gestão municipal”, promovida pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e pela Fundação Vanzolini.

O evento será realizado online na próxima sexta-feira (29). A inscrição é gratuita e os participantes receberão certificado de participação.

Durante o debate, serão levantadas questões sobre como a tecnologia pode reduzir a desigualdade social no Brasil, visto que grande parte, ainda, da população brasileira não tem pleno acesso às facilidades dos recursos digitais.

“A exclusão digital acaba impactando, negativamente, o desenvolvimento da aprendizagem das crianças, a qualificação profissional do jovem, a geração de emprego e renda e o acesso a diversos tipos de serviços aos quais o cidadão tem direito. Pudemos perceber o quão grave é essa realidade durante o período de medidas restritivas em combate à pandemia”, destaca o prefeito Victor Coelho, que é Vice-Presidente de Governo Digital da FNP.

internet conecta cachoeiro
Foto: Reprodução/ Márcia Leal/PMCI

“Em Cachoeiro, o município disponibiliza ferramentas de inclusão digital como o telecentro – que oferece capacitações e acesso livre à internet – e o ‘Conecta Cachoeiro’, que tem 34 pontos de wi-fi gratuitos no município. Temos projetos de expandir o acesso digital, em Cachoeiro, por meio da implantação de novos núcleos de inclusão digital e capacitação em tecnologia para servidores públicos poderem ajudar nesse suporte” completa Victor Coelho.

Além do acesso gratuito à rede wi-fi, o município tem desenvolvido diversos aplicativos e sistemas online para democratizar o acesso às informações oficiais e facilitar a solicitação de serviços oferecidos pelos órgãos da prefeitura de Cachoeiro. Os destaques dos que já estão em operação ficam por conta do ‘Descubra Cachoeiro”, “Fazenda Digital”, “Nosso Esporte”, “Todos Juntos”, “Portal Covid-19” e a ”Carta de Serviços”. Em breve, serão lançados o “Ponto Cachoeiro”, o “Cachoeiro Online” e o “Passaporte Covid Cachoeiro”.

Para discutir a respeito de medidas para reverter esse quadro que favorece, ainda mais, a desigualdade social no país, a Frente Nacional de Prefeitos e a Fundação “Carlos Vanzolini” promovem o Webinar que, além do prefeito Victor Coelho, traz como convidados o Procurador do Estado de Pernambuco, Secretário Executivo de Transformação Digital de Recife e Vice-Presidente de Soluções Inovadoras do Fórum Inova Cidades da FNP, Rafael Figueiredo, e a coordenadora da área de Tecnologias e Governos do Centro de Estudos de Administração Pública e Governo da Fundação “Getúlio Vargas”, Maria Alexandra Viegas Cortez da Cunha, que já liderou vários projetos de tecnologia no país.

Participação no Evento

A segunda edição da série “Cidades Inteligentes e Humanas: Desafios e caminhos da gestão municipal” da Webinar acontece via  Zoom no dia 29 de outubro (sexta-feira), às 10h30, com encerramento às 12h. Interessados podem se inscrever e fazer perguntas via chat. Todos irão receber um certificado de participação.

 

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Continua após publicidade

Fique por dentro

Vida Capixaba

Continua após publicidade