24.9 C
Vitória
quarta-feira, 24 abril, 2024

Evento vai debater meio ambiente e sacolas plásticas

Evento vai debater meio ambiente e sacolas plásticasRealizado pelo Sindicato da Indústria de Material Plástico do Espírito Santo (Sindiplast-ES), durante a Semana do Plástico-ES, o debate falará sobre a polêmica do fim das sacolas plásticas nos supermercados da Grande Vitória.

Em um ano em que as sacolas plásticas estiveram na pauta das discussões no cenário capixaba, o Sindicato da Indústria de Material Plástico do Espírito Santo (Sindiplast-ES) irá realizar um grande debate com o tema “Sacolas Plásticas. E agora?”. A iniciativa tem o objetivo de aprofundar as discussões sobre o uso das sacolas plásticas e contribuir para o aprimoramento das cartas legislativas de forma a buscar um equilíbrio sustentável dos interesses de todos com o ambiente.

- Continua após a publicidade -

O encontro faz parte da programação da Semana do Plástico ES e irá ocorrer no dia 02 de outubro, às 16h, no Plenarinho da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), em Vitória. O evento deve reunir empresários, representantes da sociedade civil organizada, poder público e demais interessados. Para apresentar o crescimento sustentável do mercado do plástico, o Sindiplast-ES convidou o presidente do Instituto Sócio-Ambiental dos Plásticos (Plastivida), Miguel Bahiense.

Na ocasião, também serão sugeridos aperfeiçoamentos à Lei Estadual Nº 9.896, que dispõe sobre a distribuição gratuita de sacolas plásticas biodegradáveis ou oxi-biodegradáveis pelos estabelecimentos comerciais do Estado, ao mesmo tempo em que proíbe o fornecimento de sacolas convencionais, feitas de polietilenos, polipropilenos e materiais similares.

Segundo o diretor do Sindiplast-ES Romário Corrêa de Araújo, o sindicato defende a utilização de embalagens plásticas recicladas como incentivo à indústria de reciclagem local, em sintonia com o disposto na Lei 12.305, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos. De acordo com o diretor, o processo de reciclagem a que são submetidos os plásticos pós-consumo reduz o consumo de petróleo e de energia e gera grande número de postos de trabalho em toda sua cadeia produtiva, passando pela coleta, triagem, reciclagem e transformação em novo produto.

“O plástico é 100% reciclável. Transforma-se em novos produtos ou em energia. Com ele, há o favorecimento da indústria de reciclagem, cadeia que movimenta a economia e gera milhares de empregos. É tempo de reciclar!”, finaliza.

A Semana do Plástico ES será realizada de 1º a 06 de outubro, em Vitória. O evento é promovido pelo Sindiplast-ES há cinco anos, com o objetivo de valorizar a responsabilidade socioambiental, dar mais visibilidade ao setor de transformação do plástico capixaba e mostrar o aspecto econômico e social do produto. A programação inclui palestras, capacitação, exposição e atividades de integração.


Serviço

Debate “Sacolas Plásticas. E agora?”
Data: 02 de outubro.
Horário: 16 horas.
Local: Plenarinho – 9ª andar do Edifício Findes, em Vitória.
Público: empresários, representantes da sociedade civil organizada, poder público e demais interessados.
Realização: Sindiplast-ES.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA