24.4 C
Vitória
terça-feira, 17 DE setembro DE 2024

Evento aberto ao público debaterá o futuro dos recursos hídricos no ES

1ª edição da Expo Cidades Capixabas 2024 ocorrerá nos dias 15 e 16 de agosto, no município de Cariacica

Por Redação

A 1ª edição da “Expo Cidades Capixabas 2024 – Sustentabilidade e Inovação em Recursos Hídricos” ocorrerá nos dias 15 e 16 de agosto, no município de Cariacica. Este evento, aberto ao público, contará com palestras de especialistas e stands de indústrias, empresas, startups e comércios locais, destacando a utilização inteligente dos recursos hídricos e estratégias para o desenvolvimento urbano sustentável.

- Continua após a publicidade -

“Neste evento, debateremos o futuro dos recursos hídricos no Espírito Santo e no país, com foco em soluções inovadoras para a escassez de água. O Governo do Estado está firmemente comprometido em investir no desenvolvimento de políticas públicas que promovam a sustentabilidade e garantam a qualidade e a segurança do abastecimento de água para todos os cidadãos. Debateremos soluções, compartilharemos ideias com a sociedade civil, o setor privado, a academia e a população capixaba”, esclarece o secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas.

Entre os temas em debate estão o novo Marco Legal do Saneamento no Brasil, a frequência e intensidade das mudanças climáticas extremas, como secas, inundações e tempestades, e seu impacto na gestão de recursos hídricos nas áreas urbanas, além da educação ambiental voltada para a preservação dos recursos hídricos no Brasil e no Espírito Santo.

O evento visa ressaltar a importância das políticas públicas de inovação para universalizar o abastecimento de água com qualidade e segurança. Além disso, busca informar e conscientizar a população sobre o papel de cada cidadão na preservação e conservação dos recursos hídricos, destacando a importância de economizar água e implementar novas tecnologias para sua reutilização.

A temática da água vem sendo muito debatida nos últimos anos, tendo em vista que o Brasil pode perder até 40% de sua disponibilidade de água até 2040, aponta um estudo divulgado em janeiro pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA). E o problema é tão atual, pois no ano passado, 2.123 municípios brasileiros enfrentaram situações de emergência devido à falta ou ao excesso de água.

Serviço

  • Data: 15 e 16 de agosto
  • Local: pavilhão de eventos da Matrix Music Hall
  • Inscrição: credenciamento no local

Receba notícias no seu WhatsApp

Receba as novidades no seu e-mail

Acompanhe nosso canal no Google news

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA