26 C
Vitória
quinta-feira, 25 abril, 2024

Marechal Floriano: há risco de rompimento de represa devido às chuvas

Prefeitura e Corpo de Bombeiros estão orientando moradores a deixar suas residências

O risco eminente do rompimento de uma barragem próximo da sede do município de Marechal Floriano fez com que o Corpo de Bombeiros emitisse um comunicado de alerta a moradores que moram às margens do Córrego de Batatal, que passa em parte da cidade e deságua no Rio Jucu.

O major Uliana, do Corpo de Bombeiros de Marechal Floriano, informou que as pessoas que moram às margens do córrego estão sendo orientados a saírem imediatamente de suas casas. Um carro dos bombeiros irá circular pela cidade orientando aos moradores.

- Continua após a publicidade -

“Essa é uma ação de prevenção, pois há previsão de que pode chover mais 80 milímetros hoje. A barragem, que fica no bairro Quinta dos Lagos, é bem grande, em alguns pontos possui mais de cinco metros de profundidade. Se a represa romper, vai inundar muitas ruas e casas do Centro de Marechal Floriano”, informou o major.

De acordo com ele, dezenas de casas ficam na região que pode ser inundada. A represa fica às margens da estrada que liga a sede a Costa Pereira. Uliana solicitou ajuda de assistentes sociais da Prefeitura para que auxiliem no comunicado aos moradores. “Não podemos obrigar ninguém a sair de suas casas, mas essa é uma medida para prevenir maiores problemas”, acrescentou.

O bombeiro informou que a manilha por onde a água sai, está entupida, e qualquer intervenção pode acarretar em rompimento da represa. “Pedimos aos moradores que deixem imediatamente suas casas, vão para casas de parentes em locais seguros e, depois que tudo se normalizar e a chuva cessar, podem retornar para suas residências. Cabe ao poder público exigir providências imediatas aos proprietários do terreno onde fica a represa”, disse o major.

Na manhã desta quinta-feira (14), outra represa que ficava em um terreno particular, próximo da aede do município, rompeu e inundou ruas. Entretanto, a que está em risco atual de rompimento armazena mais água e a inundação pode ser muito maior.

*Da redação com informações do site Montanhas Capixabas

Leia também

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA