Reeleito em Cariacica, Euclério Sampaio avalia os anos gestão que levaram Cariacica a outro estágio, com desenvolvimento e até prêmios
Por Robson Maia
Em 2020, a população do município de Cariacica, Região Metropolitana do Espírito Santo, ia às urnas para definir o futuro político da cidade. 95.356 cidadãos depositaram a confiança no candidato do União Brasil, Euclério Sampaio (hoje no MDB), para comandar o Executivo municipal.
Após quase quatro anos completos à frente da Prefeitura de Cariacica, as avaliações da gestão Euclério Sampaio são positivas. E o resultado foi comprovado nas urnas, no mês de outubro, com 168.771 eleitores votando na reeleição do prefeito para a gestão 2025 – 2028.
Além de diversos investimentos na educação, sobretudo com a manutenção das escolas cívico-militares mesmo diante do desmonte do programa pelo Governo Federal, o município de Cariacica tem protagonizado projetos de incentivos fiscais, programas de redução de homicídios, além de um diálogo positivo com o Governo do Estado.
Para Euclério, o segredo para o desenvolvimento pelo qual o município vem passando é a “vontade de trabalhar”. O gestor afirma ter o desejo de transformar a imagem da cidade e prospecta um futuro de ainda mais sucesso para a cidade.
“Nesses quase quatro anos, a cidade desenvolveu mais do que nos últimos 20 anos, pode ter certeza disso. Na área da educação, as últimas duas gestões construíram e reformaram em torno de 83 escolas. Só a nossa gestão, em três anos e meio, fez cerca de 90 escolas, uma escola cívico-militar, escolas em tempo integral, escolas-creches para turmas de 1 a 3 anos que nunca existiram na cidade. Então avançou bastante”, disse Euclério.
“Nós não tínhamos Guarda Municipal. Agora temos uma Guarda Municipal. Trocamos o LED da cidade quase toda. Temos um Cerco Inteligente, um dos mais modernos. Temos uma orla, vamos entregar o Mercado Municipal, a Avenida América, tudo em parceria com o governador Renato Casagrande. A cidade desenvolveu muito, foram quase 30 mil empresas aportando aqui. A cidade se transformou nos principais corredores logísticos do Espírito Santo.”, frisou o prefeito.
Euclério reforça o desejo de resgatar o sentimento de orgulho do cidadão cariaciquense com o município. Um dos principais pilares da campanha em 2020, o prefeito afirmou que Cariacica voltou a ser um lugar em que as pessoas se sentem felizes em viver, sobretudo após as ações da prefeitura para o desenvolvimento local.
“Já consegui (resgatar o orgulho), estou conseguindo e vamos melhorar cada vez mais. As obras do primeiro viaduto municipal estão a pleno vapor na Mário Gurgel. É o primeiro de quatro que nós pretendemos construir em todo município, visando a melhoria da mobilidade urbana e da qualidade de vida. A cidade tem obras nas 14 regiões, todas em prol da população”, destacou o gestor.
Confira a entrevista com o prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio.
Cariacica fez grandes investimentos na mobilidade urbana, com diversas obras pelo município. Qual a avaliação da gestão nesse quesito?
De modo geral, nossas intervenções na mobilidade urbana foram muito positivas. Foram mais de 500 ruas drenadas e pavimentadas. Isso sem falar das ruas do município que nós estamos recuperando. Então, nesse quesito, eu acredito que a gente passa na prova, porque a nossa equipe é nota A. Trabalhamos sem parar e a cidade está dando um salto. Nós pretendemos fazer ainda quatro viadutos, um já em construção, próximo ao Kleber Andrade, além de outros, acabando com o congestionamento da Mario Gurgel.
Como avalia a relação estabelecida entre o Executivo municipal e o Executivo estadual?
A relação é muito boa. Cariacica vinha de diversas administrações com problemas com a Câmara de Vereadores e com o Governo do Estado. Isso não deixava a cidade se desenvolver. O nosso relacionamento e o nosso pensamento é de criar união. Isso fez a cidade dar um salto em qualidade de vida muito grande e se desenvolver. Hoje nós temos parceria com o Governo do Estado em diversas obras, com a Assembleia Legislativa, a Câmara Federal e a unanimidade na Câmara Municipal.
Cariacica é o município “campeão” em empreendimentos. Quais foram as ações do Executivo nesse sentido? E qual o impacto direto para a população?
Nós ganhamos, inclusive, o prêmio de Cidade Empreendedora (do Sebrae-ES) recentemente. Cariacica está dando um salto de qualidade. Tudo isso, graças aos incentivos fiscais que proporcionamos ao longo da gestão. Hoje temos o melhor centro logístico do estado, cortado por duas rodovias. Temos o maior porto seco do país, e isso antes não era explorado, não era trabalhado. Com as obras de infraestrutura, drenagem e pavimentação, a cidade está dando um salto de qualidade. Nosso governo conseguiu coordenar as ações nesse sentido. E a população usufrui disso, porque tem geração de renda, de empregos para o nosso povo.
Cariacica investiu na educação ao longo dos últimos anos, ampliando o número de escolas em tempo integral e mantendo as escolas cívico-militares. Quais foram os principais investimentos nesta área?
Quando você investe em educação, você está investindo no futuro do país. Está investindo em saúde, em segurança. Então a gente investe maciçamente na qualidade do ensino, na estrutura física e também nos professores. Nós mantivemos as escolas cívico-militares porque acreditamos nos resultados que foram entregues. Se conseguirmos mais recursos, ampliaremos a oferta de vagas.
Cariacica registrou uma redução no número de homicídios e zerou o número de feminicídios no último ano, seguindo uma tendência do Espírito Santo. Quais projetos que a Prefeitura tem trabalhado para alcançar esses resultados?
São diversos projetos que a Prefeitura desenvolveu, sobretudo em casos contra o feminicídio. Criamos a Secretaria da Mulher, com diversos projetos específicos para tratar desses casos. Temos um dos melhores cercos inteligentes do Estado, fortalecemos a Guarda Municipal, além de termos diversos mecanismos para diminuir a violência. Mas é fundamental também o trabalho integrado da Polícia Civil, Polícia Militar e da Guarda Municipal, além dos trabalhos sociais realizados aqui no município pelo Governo do Estado e pelo município.
Qual o impacto da Guarda Municipal, recém-criada, nesses números?
O trabalho da Guarda Municipal é muito bom. Com pouco mais de três anos, os números estão aí, mas temos uma equipe pequena. Até por isso estamos aumentando o efetivo, com a realização do concurso. Já está sendo finalizado.
O município vive uma repaginação no turismo, impulsionada por obras como a nova orla de Cariacica. Qual a avaliação dessa obra e o que projeta para desenvolver ainda mais o setor?
Cariacica é uma cidade rica em turismo, mas isso não era explorado. Nós temos o Parque da Biquinha. Recentemente ganhamos do Governo do Estado 100 hectares do Mochuara e vamos desenvolver o Parque do Mochuara. Nós temos cidade e interior no mesmo município. A orla foi uma obra espetacular, com apoio do governador Renato Casagrande, que deu outra cara para Cariacica. As pessoas podem caminhar, se exercitar, aproveitar o espaço para lazer. Foi um investimento importante. Nós temos tudo de bom aqui, e o turismo é o futuro. Em breve vamos ter o mercado. Estamos trabalhando maciçamente na questão de incentivar o turismo.
Quais foram os principais investimentos do município na saúde e em quais pontos é possível avançar?
É uma pasta que demanda investimento todos os dias. E por mais que você faça todo dia, vai sempre ter que melhorar porque a população está envelhecendo. Eu costumo brincar que, há um tempo atrás, eu não tomava nenhum comprimido por dia. Hoje eu tomo diversos diariamente. Então você vai envelhecendo, vai precisando de mais cuidados médicos. Isso é normal. A expectativa de vida do cidadão brasileiro aumentou. Mas nós pegamos uma realidade muito diferente, e agora é outra, muito melhor. Hoje nós temos mais de 60 equipes de saúde da família. Nós contratamos, recentemente, mais de 500 profissionais da saúde. Hoje não tem uma unidade que falte médico. Todas elas estão completas. Estamos reformando e construindo diversas unidades novas. De vez em quando, tinha reclamação que o PA estava cheio, mas você constrói um PA em algum ponto de passagem e passa a receber a população de outros municípios. É natural que as pessoas passem por ali e parem. Mas isso afeta o orçamento, porque planejamos atender 800 pessoas, aí nesse caso tem que atender 2000 pessoas por dia. É natural que dê um congestionamento em alguns dias. Então está dando um salto. A população tem que ter paciência porque nós estamos trabalhando, mas a saúde é uma pasta que demanda cuidados todos os dias.
Qual a Cariacica recebida em 2020 e qual Cariacica será entregue agora em 2024 aos moradores?
A diferença é gritante. A Cariacica que existiu até 31 de dezembro de 2020 e a Cariacica que surgiu a partir do dia 1 de janeiro de 2021 tem uma diferença gritante. [Destaques para] O Parque da Biquinha, as ruas drenadas e pavimentadas, a nova orla de Cariacica, os viadutos, o Mercado Municipal e, principalmente, a autoestima do cidadão da cidade de Cariacica.
Qual é a Cariacica dos sonhos de Euclério Sampaio?
Viver em uma cidade próspera, em paz e harmonia. Porque é difícil você governar uma cidade e ter pessoas que não querem o bem, fingem que querem o bem e não querem realmente o bem. Eu quero uma cidade com paz e harmonia, dando qualidade de vida aos nossos munícipes. É para isso que nós estamos trabalhando.
*Matéria publicada originalmente na revista ES Cidades, de junho de 2024, e atualizada em 8 de novembro de 2024.