Atual prefeito Euclério Sampaio amplia margem sobre adversários
Por Robson Maia
O atual prefeito de Cariacica e candidato à reeleição, Euclério Sampaio (MDB), lidera todos os cenários eleitorais na disputa pelo Executivo da cidade. É o que aponta o levantamento pré-eleitoral realizado pela Futura divulgado na última quinta-feira (22), revelando um amplo favoritismo ao gestor frente aos demais candidatos.
Foram realizadas 500 entrevistas por telefone assistido por computador, entre os dias 12 e 14 de setembro de 2024, com eleitores de 16 anos ou mais. De acordo com o instituto, pesquisa tem margem de erro de 4 pontos percentuais para mais ou para menos e índice de confiabilidade de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o número ES-05805/2024.
No cenário espontâneo, em que os eleitores não são informados dos candidatos envolvidos na disputa e apontam a preferência diretamente, 64,4% disseram que, se a eleição fosse hoje, votariam em Euclério. Distante aparece Célia Tavares (PT), em segundo lugar, com 4,7% das intenções de voto. Na terceira colocação se encontra o candidato Ivan Bastos (PL), que conta com 0,2%.
Outros candidatos somaram juntos 1,9%. Eleitores que não souberam responder e indecisos são um total de 24,7%. Ninguém, brancos e nulos somam 4,2%.
Já no cenário estimulado, em que os eleitores conhecem as opções de voto, Euclério segue liderando com ampla margem, com 81,8% das intenções de voto. Célia Tavares, com 9%, e Ivan Bastos, com 0,6%. Brancos e nulos somam 4,2% das intenções de voto, e indecisos são 4,4%.
Euclério venceria com folga no 2° turno
Mesmo que improvável, a pesquisa simulou o cenário de segundo turno das eleições municipais. No primeiro, em uma disputa similar a que aconteceu em 2020 entre Euclério e Célia, o atual prefeito venceria com 78,2%. Célia Tavares conta com 13,2% das intenções de voto. Brancos e nulos somam 4,8% e os indecisos fecham a lista com 3,8%.
Já no segundo cenário, entre o atual prefeito e Ivan Bastos, Euclério aparece com 84,3%, contra 4,6% de Ivan. Nulos e brancos são 6,3% dos votantes e os indecisos correspondem a 4,8%.