- Continua após a publicidade -

Sanções ao Pix podem atingir o setor bancário

Durigan diz que risco maior recai sobre instituições financeiras, não sobre o sistema de pagamentos.

O ministro da Fazenda, Dario Durigan, disse nesta terça-feira, 9, que eventuais sanções dos Estados Unidos contra o Pix apresentam maior risco às instituições financeiras diretamente do que à ferramenta de pagamentos. Ele reforçou que as autoridades brasileiras têm feito um esforço para fornecer aos EUA informações sobre os pontos investigados com base na Seção 301, inclusive o desmatamento e os impactos do Pix.

“As sanções que o governo norte-americano pode apresentar ao Pix, andamos estudando em outros países do mundo, é, propriamente, mais em relação às instituições financeiras do que é o sistema do Pix como um todo”, declarou, em entrevista ao UOL. “Eu não descarto enquanto risco, em quanto cenário”, acrescentou Durigan.

Ainda como cenário de risco, o Ministro da Fazenda alertou para a possibilidade de serem criadas lacunas dentro do sistema financeiro, excluindo instituições alvo de sanções. Também foi mencionado possíveis interesses econômicos dos EUA por trás das últimas decisões. Durigan disse acreditar que o sistema gratuito do Pix “incomoda” parte das big techs.

- Continua após a publicidade -

Ele também ressaltou o argumento do governo federal sobre a abertura do Brasil para as tratativas setoriais com os EUA, com foco no campo comercial. Durigan ponderou que o governo brasileiro está buscando levar o argumento de que “não deveria ter uma punição geral ao Brasil”.

O governo está preocupado com a possibilidade de uma nova rodada de tarifas sobre bens brasileiros pelos EUA devido às investigações com base na Seção 301 da Lei de Comércio do país.

Com informações da Estadão Conteúdo – Economia, Renan Monteiro e Mateus Maia

Leia Mais

Senado discute uso do fundo do pré-sal para...
Brasil Soberano amplia crédito a empresas
Saiba o que abre e fecha no ES...
Durigan: controle de gastos é “pedra de toque”...
Tarifa dos EUA: descubra quais produtos do ES...
Medida dos EUA sobre facções pode afetar investimentos...
Bancos reduzem presença física e cooperativas expandem no...
Brasil pode voltar a ser a 10ª economia...
Feriado: bancos não abrirão na sexta-feira (3)
Petróleo avança com impasse EUA-Irã; entenda

Receba notícias exclusivas no seu WhatsApp

Contéudos especiais no seu email. Receba hoje!

- Continua após a publicidade -
- Publicidade -

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 233

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Política e ECONOMIA

Matérias relacionadas

- Continua após a publicidade -