22.7 C
Vitória
terça-feira, 16 abril, 2024

Estudo revela principais tendências tecnológicas para 2023

Entre as tendências tecnológicas para este ano, estão computação e nuvem, metaverso e internet das coisas

Por Amanda Amaral 

Computação em nuvem, tecnologia 5G, metaverso, veículos elétricos e Internet Industrial das Coisas (IIoT) estão entre as áreas que mais avançaram em 2023. Além disso, o setor de telecomunicações sofrerá o maior impacto dos avanços tecnológicos.

- Continua após a publicidade -

É o que aponta a pesquisa “O Impacto da Tecnologia em 2023 e além: um Estudo Global realizada pelo IEEE (Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos). Com base no estudo, a Associação Brasileira de Internet Industrial (ABII) divulgou um artigo com as tendências tecnológicas e o impacto que elas terão este ano.

Resultados do estudo

Os setores mais impactados pela tecnologia, em 2022, foram Telecomunicações, com 60%, Serviços Bancários e Financeiros, 48%, e Mídia e Entretenimento, 48%. Em 2023, os segmentos que serão mais impactados são Automotivo e Transporte, com 44%, Telecomunicações, 40%, e Assistência Médica (Healthcare), 40%.

Dentre as tecnologias, as mais importantes citadas foram 5G, com 66%, Metaverso, 62%, Realidade aumentada, 38%, Computação em nuvem, 36%, e IIoT, 34%. Segundo 97% dos pesquisados, o 5G impactará a conectividade e a automação dos veículos em 2023. Além disso, outros segmentos serão beneficiados pelo 5G no Brasil, como Entretenimento, Esportes e Transmissão de Eventos ao Vivo (70%), Aprendizagem e Educação Remota (50%) e Comunicação Pessoal e Profissional (44%).

Tecnologias atuantes

Do ponto de vista global, o estudo destaca as cinco principais tecnologias atuantes em 2023, segundo os pesquisados: computação em nuvem, apontada por 40%; tecnologia 5G, indicada por 38%; metaverso, relacionada por 37%; veículos elétricos (EVs), levantada por 35%; internet Industrial das Coisas (IIoT), citada por 33%.

Na indústria, os principais setores impactados pela tecnologia no próximo ano serão: telecomunicações, 40%; automotivo e transporte, 39%; energia, 33%; e serviços bancários e financeiros 33%.

Metaverso 

Quando solicitados a apontar que inovações para o metaverso em 2023 consideravam mais importantes, 71% dos entrevistados indicaram a tecnologia 5G e conectividade onipresente, além de headsets VR (58%), óculos de realidade aumentada (58%) e dispositivos hápticos que estimulam o toque (56%).

Outra tendência de avanço apontada para o metaverso é que ele usará a realidade virtual para tornar a indústria mais eficiente. Grande parte dos entrevistados, 92%, concordam que as tecnologias relacionadas ao metaverso contribuirão para a redução das emissões de carbono, porque permitem simulações no ciberespaço em vez de usar a energia tradicional para realizar testes.

Além disso, como o trabalho remoto veio para ficar, as empresas estão fazendo mais para manter as pessoas conectadas. Na pesquisa, 91% dos entrevistados afirmam que suas empresas estão adotando estratégias de tecnologia metaversa para reunir funcionários em treinamento corporativo em escritórios, conferências e reuniões híbridas. Mais de três quartos (76%) dos tecnólogos globais dizem que entre 26% e 75% das interações com colegas, clientes e gerenciamento em sua empresa serão realizadas virtualmente em 2023.

Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial (AI) está moldando o futuro da humanidade em quase todos os setores. Tanto que na pesquisa, 98% concordam que, em 2023 e além, os processos e tarefas serão cada vez mais automatizados por meio de softwares autônomos e colaborativos com inteligência artificial e robôs móveis.

Além disso, por meio de sensores, dados digitais ou entradas remotas, estes processos combinarão informações de várias fontes diferentes, analisando o material em tempo real e agindo com base nos insights derivados desses dados.

Os entrevistados também perceberam que muitos empregos em toda a economia global serão impactados positivamente pela inteligência artificial. Para 24%, a IA vai impactar 1 a 25% dos empregos; para 40%, de 26% a 50%; e para 27% deles, de 51% a 75%.

Com relação à Internet das Coisas (IoT), que otimiza máquinas industriais inteligentes, sensores, processadores e os dados em tempo real, 98% indicam que a tecnologia de gêmeo digital e simulações virtuais serão importantes para projetar, desenvolver e testar com segurança protótipos de produtos e processos de fabricação com mais eficiência.

Sustentabilidade e 5G 

Com relação à sustentabilidade, 94% dos entrevistados concordam que sua empresa priorizou as metas de sustentabilidade para 2023 e além. Outros números, do ponto de vista global, mostram como a tecnologia 5G beneficiará as diversas áreas em 2023 são: aprendizado e educação remotos (56%); telemedicina, incluindo cirurgia remota e transmissões de dados médicos (54%); entretenimento, esportes e transmissão de eventos ao vivo (51%); comunicações pessoais e profissionais do dia a dia (49%); transporte e controle de tráfego (29%); fabricação/montagem (25%); e redução da pegada de carbono e eficiência energética (23%).

A conectividade móvel para áreas remotas será um divisor de águas em 2023, para a grande maioria dos pesquisados (95%). Isso porque, permite conexões de dispositivos 5G em qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana, superando a infraestrutura terrestre.

tendências tecnológicas
Estudo aponta que o 5G irá influenciar o aprendizado e a educação. Foto: Agência Brasil

Segurança cibernética

Já as preocupações com segurança cibernética estarão entre as três principais como líderes de tecnologia em 2023. Houve aumento em relação à pesquisa anterior, com previsões para 2022. Os principais tópicos são: vulnerabilidade na Nuvem: 51% contra 35% em 2022; força de trabalho móvel e híbrida, incluindo funcionários que usam seus próprios dispositivos: 46%, contra 39%; vulnerabilidade do Data Center: 43%, contra 27%. Cerca de um terço dos executivos acredita que garantir interações máquina a máquina na internet das coisas (IoT) será o uso mais importante da tecnologia blockchain em 2023.

O levantamento “O impacto da tecnologia em 2023 e além: um estudo global do IEEE” entrevistou 350 CIOs, CTOs, diretores de TI e outros líderes de tecnologia nos EUA, Reino Unido, China, Índia e Brasil em organizações com mais de 1.000 funcionários em vários setores da indústria, incluindo serviços bancários e financeiros, bens de consumo, educação, eletrônicos, engenharia, energia, governo, saúde, seguros, varejo, tecnologia e telecomunicações. As pesquisas foram realizadas de 14 a 16 de setembro de 2022.

Sobre a ABII

A Associação Brasileira de Internet Industrial (ABII), fundada em agosto de 2016, atua com o objetivo de promover o crescimento e o fortalecimento da internet industrial das coisas e da indústria 4.0 (IIoT & I4.0) no Brasil. Reúne empresas protagonistas do mercado e é referência no movimento de transformação digital.

O Impacto da tecnologia em 2023

Confira as cinco principais tecnologias atuantes em 2023:

• Computação em nuvem, apontada por 40%;
• Tecnologia 5G, indicada por 38%;
• Metaverso, relacionada por 37%;
• Veículos elétricos (EVs), levantada por 35%;
• Internet Industrial das Coisas (IIoT), citada por 33%.

Conheça os principais setores na indústria impactados pela tecnologia:

• Telecomunicações, 40%;
• Automotivo e transporte, 39%;
• Energia, 33%;
• Serviços bancários e financeiros 33%.

Conheça as áreas que serão impactadas pela tecnologia 5G:

• Aprendizado e educação remotos (56%);
• Telemedicina, incluindo cirurgia remota e transmissões de dados médicos (54%);
• Entretenimento, esportes e transmissão de eventos ao vivo (51%);
• Comunicações pessoais e profissionais do dia a dia (49%);
• Transporte e controle de tráfego (29%);
• Fabricação/montagem (25%);
• Redução da pegada de carbono e eficiência energética (23%).

Conheça as principais preocupações com segurança cibernética :

• Vulnerabilidade na Nuvem: 51%;
• Força de trabalho móvel e híbrida, incluindo funcionários que usam seus próprios dispositivos, 46%;
• Vulnerabilidade do Data Center, 43%.

Fonte: “O Impacto da Tecnologia em 2023 e além”, realizada pelo Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE).

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA