24.9 C
Vitória
quarta-feira, 24 abril, 2024

Estudantes participam do Parlamento Jovem Brasil

Estudantes participam do Parlamento Jovem BrasilProjeto reúne 78 estudantes que atuam por cinco dias simulando atividades dos deputados

Jovens de todo Brasil participam esta semana da 9ª edição do programa Parlamento Jovem Brasileiro. Entre os dias 24 e 28 estudantes de Ensino Médio com idades entre 16 e 22 anos se reúnem em Brasília e simulam as atividades cotidianas do trabalho de um deputado. Há reuniões em comissões temáticas, discussões, elaborações de pareceres aos projetos de lei e votação dos projetos propostos.

- Continua após a publicidade -

O programa é promovido pela Câmara Parlamentar de Brasília em parceria com o Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed) e tem como objetivo despertar a consciência crítica e a representação política a través da vivência do processo democrático.

Do total de 78 participantes, o Espírito Santo tem dois representantes: Brenda Nunes dos Santos Rocha, de 17 anos, que cursa o 3º ano no município de Laranja da Terra; e Thiago Marques Oliveira Pereira, também de 17 anos, aluno do 3º ano em Baixo Guandú. A pré-seleção dos estudantes de todo o Brasil foi feita através das secretarias estaduais de educação mediante a apresentação de um projeto de lei pelos jovens candidatos, que depois foi analisado por uma comissão formada por servidores da Câmara de Deputados. O número de deputados jovens é proporcional ao número de deputados federais de cada estado e do Distrito Federal.

A primeira edição do Parlamentar Jovem Brasileiro aconteceu em 2004 e atualmente o programa já contou com a participação de mais de 600 estudantes. As atividades dos parlamentares jovens são transmitidas através do site: http://edemocracia.camara.gov.br/web/public/principal.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA