23.8 C
Vitória
quinta-feira, 25 abril, 2024

Estudantes aprendem a ser empreendedores em Cachoeiro

Estudantes aprendem a ser empreendedores em CachoeiroAlunos de uma escola pública de Cachoeiro estão tendo a chance de aprender, na prática, como funciona uma empresa. Eles receberam orientações sobre o mundo dos negócios, criaram uma miniempresa e, agora, comercializam o produto que confeccionam.

A iniciativa que está despertando o espírito empreendedor nesses jovens é o programa Miniempresa, desenvolvido pela Unimed Sul Capixaba, em parceria com a ONG Junior Achievement Espírito Santo.

- Continua após a publicidade -

Os 28 estudantes participantes cursam o 2º ano do ensino médio na escola estadual Fraternidade e Luz. Eles são orientados por colaboradores da Unimed, que atuam como instrutores voluntários no programa, em encontros realizados no auditório da cooperativa médica, às quintas-feiras.

A Junior Decor, empresa criada pelos alunos, produz caixas porta-tudo decoradas. Os próprios estudantes decoram e pintam as caixas, feitas de MDF, durante os encontros semanais do programa. Cada porta-tudo é vendido a R$ 10.

Para colocar a Junior Decor em prática, os estudantes precisaram aprender como funcionam as áreas de marketing, finanças, recursos humanos e produção de uma organização. Também conheceram os compromissos legais de uma empresa, referentes aos encargos e impostos. Ao fim do programa, parte do dinheiro arrecadado com a venda das caixas deve ser destinada a uma instituição beneficente.

“É muito importante despertar o interesse desses jovens para o empreendedorismo ainda na escola. Eles se tornam mais proativos e também conseguem melhorar o desempenho em sala de aula”, destaca Deidiney Santanna, responsável pela área de Responsabilidade Social da Unimed.

Voluntariado corporativo
O programa Miniempresa só é possível graças ao trabalho de voluntários que disponibilizam seu tempo e talento para dividir com os jovens. “Fico muito feliz em poder ajudar esses jovens, passando algumas informações e conhecimentos importantes que podem ser usados por eles para que tenham um futuro melhor”, conta o voluntário Flávio Piassi.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA