Programa conta com um estudante de cada estado brasileiro e proporciona semana de vivência no Senado Federal
Por Robson Maia
Um estudante da rede estadual de ensino do Espírito Santo participa, em Brasília (DF), do programa promovido pelo Senado Federal de desenvolvimento da política na juventude brasileira. O jovem Antônio Luiz Zani de Souza, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) José Pinto Coelho, de Santa Teresa, participa até sexta-feira (9) do Programa Jovem Senador.
A cerimônia de diplomação e posse dos Jovens Senadores de 2024 foi realizada, nesta segunda-feira (5), na capital federal. A Semana de Vivência, como é chamada, conta com outros 26 alunos das redes públicas estaduais, selecionados por meio do Programa Jovem Senador, promovido pela Casa.
Desde 2008, o Programa Jovem Senador seleciona 27 estudantes do Ensino Médio das redes públicas estaduais para representar os estados brasileiros no Senado Federal, em Brasília. Os estudantes são selecionados anualmente em um concurso de redação. Neste ano, o tema da redação foi “Os 200 Anos do Senado e os desafios para o futuro da democracia”.
O Senado organiza e custeia toda a logística de transporte, hospedagem e alimentação tanto para o estudante quanto para o professor orientador. As Superintendências Regionais de Educação organizam o traslado do estudante e do professor ao aeroporto de origem na ida e na volta.
Em Brasília, os jovens senadores e senadoras participam da Semana de Vivência Legislativa e são orientados a atuar como representantes de seus estados durante as sessões plenárias e reuniões das comissões temáticas. Vários projetos de lei são apresentados e votados em sessão plenária.
Assim, por meio de suas ideias legislativas, os jovens senadores e senadoras têm a possibilidade de intervir ativamente no ordenamento jurídico do país, caso as propostas sejam aceitas pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa.