22.9 C
Vitória
sexta-feira, 10 julho, 2020

Estátua de Augusto Ruschi passa por restauro

Leia Também

Bike Vitória retorna às atividades na próxima segunda (13)

As bikes poderão ser utilizadas de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas e, aos sábados, das 7 às 13 horas.

Governo do Estado autoriza obra de escola indígena em Aracruz

A Escola Estadual Indígena de Ensino Médio (EEIM), localizada na Aldeia de Caieiras Velha, possui 882,68 metros quadrados e o investimento será de R$ 496.734,33.

Bolsonaro sanciona lei que suspende pagamento de parcelas do Fies

Os saldos das obrigações suspensas devem ser pagos de forma diluída. Saiba mais! O presidente Jair Bolsonaro sancionou a lei que suspende o pagamento de...

CNI: confiança dos empresários da indústria melhora pelo 3ª mês seguido em julho

As expectativas com relação aos próximos seis meses já são otimistas", destacou a CNI, no documento. Confira! Por Eduardo Rodrigues (AE) Após bater no fundo do...

A estátua foi vandalizada no início do ano, mas já está sendo reconstruída por um artista capixaba

Conhecido por seu amor aos beija-flores, o naturalista Augusto Ruschi foi homenageado com uma estátua, intitulada “O Beijo”, de autoria do artista Penithencia. A imagem, que fica no Parque Pedra da Cebola, foi vandalizada no início do ano e, agora, passa por restauro.

No primeiro momento, o artista refará o colibri, que faz parte da obra de arte que fica localizado em frente ao busto de Augusto Ruschi. As etapas do processo de confecção do novo colibri consistem no manuseio de diferentes materiais, como argila ou barro, cera e cimento.

O restauro apresentará outra forma de fusão entre o colibri e o busto, a partir do novo bico confeccionado. “Nesse processo, será fundida uma haste de bronze com inox que ligará o beija-flor ao busto de Ruschi”, explicou o artista.

Logo após, o busto passará pelo processo de restauro, ganhando uma nova patina, que eliminará fraturas e erosão causadas pela ação do tempo.

A estátua, inaugurada em 2001, representa a cabeça de Augusto Ruschi, construída em ferro pintado, de encontro com um beija-flor. O monumento foi um presente da Prefeitura do munícipio de Santa Teresa à cidade de Vitória, na comemoração dos seus 450 anos.

Augusto Ruschi

Nascido em Santa Teresa, cidade serrana do Espírito Santo, em 12 de dezembro de 1915, Augusto Ruschi era conhecido como “o homem dos beija-flores”. O cientista dedicou 50 anos de sua vida ao estudo de espécies vegetais, mamíferos e aves da Mata Atlântica, além da paixão por pássaros.

Ruschi tornou-se bacharel em Direito e Agronomia, especializado em Botânica. Professor titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no final da vida dava aulas apenas aos estudantes dos cursos de pós-graduação. Publicou cerca de 500 trabalhos científicos em revistas nacionais e estrangeiras.

Continua após a publicidade

ES Brasil Digital

Continua após publicidade

Fique por dentro

ArcelorMittal Tubarão religará o segundo alto-forno neste mês

O equipamento, com capacidade para produção de 1,2 milhão de toneladas de ferro gusa/ano, estava paralisado desde o ano passado, quando passou por uma ampla reforma de manutenção.

Saques do auxílio emergencial e do FGTS antecipados. Como fazer?

Muitos brasileiros estão recebendo os valores por meio do aplicativo Caixa Tem. Para isso, algumas fintechs permitem que a transferência seja realizada antecipadamente.

CNI: acordo traz segurança a comércio exterior de produtos brasileiros

CNI comemorou ratificação do Protocolo de Nagoia. Saiba mais! A Confederação Nacional da Indústria (CNI) comemorou a ratificação do Protocolo de Nagoia, aprovada nesta quarta-feira...

Sebrae: cresce interesse por cursos a distância para empreender

Inscrições este ano, até o momento, chegam a 1,5 milhão de pessoas. Saiba mais! O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas...

Vida Capixaba

Famílias têm papel fundamental na relação da criança com mundo digital

Rotinas offline ajudam a criança a desenvolver autorregulação. Saiba mais! Durante a pandemia de covid-19, os dispositivos eletrônicos com acesso à internet se tornaram...

Vacinas contra gripe para público em geral

Desde o dia 30 de junho, não há mais grupo prioritário. Com isso, todas as pessoas podem receber a dose.

Shopping Vitória realiza liquidação virtual nesta semana

A RED TAG (etiqueta vermelha), uma liquidação virtual dentro da Vitrine SV, entre os dias 8 e 10 de julho.

Webinar aborda a construção em aço na era da Indústria 4.0

A webinar “Construção em aço na era da Indústria 4.0”, que será realizada nesta quinta-feira (09), a partir das 17 horas.
Continua após publicidade