19.4 C
Vitória
sábado, 7 DE setembro DE 2024

Estado tem cerca de 150 mil jovens no meio rural

Sucessão familiar é importante como estratégia para permanência no campo

Por Redação

Nesta segunda-feira (15) é celebrado o Dia da Juventude Rural. A data foi instituída em 1985 com a justificativa no fato ocorrido neste dia, em 1952. À época, na pequena comunidade rural de Igrejinha, no município de Pomba, em Minas Gerais, foi criado o primeiro Clube de Jovens Rurais, com o nome “Clube 4-S São José” (simbolizando: Saber, Sentir, Servir e Saúde).

- Continua após a publicidade -

No Espírito Santo há cerca de 150 mil jovens no meio rural e o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Incaper) desenvolve um projeto chamado “Juventude Rural e Sucessão Familiar: Projetos Profissionais do Jovem como Estratégia de Permanência no Campo na Região Sul do Espírito Santo”, onde a juventude rural é convidada a participar da construção de ações para que seu negócio seja sucesso e permita ganhos na qualidade de vida. 

Recentemente, o projeto lançou a cartilha “Juventude Rural e Sucessão Familiar: Elaborando Planos de Negócios”. O objetivo é auxiliar jovens rurais na análise, planejamento e implantação no Projeto Profissional Jovem (PPJ), durante o período em que estudam o ensino médio integrado ao técnico em agropecuária, nas Escolas Famílias Agrícolas (EFAs) do Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo (Mepes).

Estado tem cerca de 150 mil jovens no meio rural
Jovem participante do projeto: plano para negócio ser bem-sucedido – Foto: Incaper

A cartilha traz orientações, conceitos, descrições, além de uma série de exercícios para agregar conhecimento sobre o negócio. Ela possibilita ao jovem compreender a situação real do PPJ, criar um perfil e identificar fatores que podem interferir, gerar efeitos positivos ou negativos; o impacto na realidade do jovem e seu núcleo de apoio, seja familiar ou não, considerando as questões socioeconômicas.

“Todos temos sonhos e anseios, mas se quisermos alcançá-los com sucesso, é necessário construir um caminho, definir um rumo e traçar um plano de ação”, destaca a pesquisadora do projeto e autora da publicação, a extensionista Vera Lucia Martins Santos.

Receba notícias no seu WhatsApp

Receba as novidades no seu e-mail

Acompanhe nosso canal no Google news

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 223

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA