22.1 C
Vitória
sexta-feira, 19 abril, 2024

Estado prorroga o edital para Mulheres na Ciência até 8 de agosto

O edital, cujas inscrições vão até dia 8, estimula mulheres do Estado a apresentarem propostas de projetos de pesquisa científica, desenvolvimento tecnológico e/ou de inovação

Você sabia que apenas 28% dos pesquisadores no mundo são mulheres? O dado é da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco)?

Para mudar essa realidade e estimular que cada vez mais elas estejam inseridas no mundo da ciência, a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) lançou o Edital 14/2022 – Mulheres na Ciência.

- Continua após a publicidade -

O objetivo é fazer com que pesquisadoras que atuam no Espírito Santo apresentem propostas de projetos de iniciação científica, desenvolvimento tecnológico e/ ou de inovação, em qualquer das grandes áreas de conhecimento definidas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

A boa notícia é que o prazo para inscrição foi prorrogado para o dia 8 de agosto. A submissão das propostas pode ser feita apenas por pesquisadoras que têm vínculos em instituições de Ensino Superior e/ou Pesquisas Públicas ou Privadas, sem fins lucrativos, situadas no Espírito Santo.

Protagonistas

“Nosso principal objetivo é o de dar incentivo para as mulheres a serem protagonistas na sua carreira de pesquisadora. Pois, sabemos que muitas mulheres desistem da carreira acadêmica quando tem filhos ou tem suas responsabilidades em casa. O começo ou recomeço da carreira cientifica não é fácil principalmente para estas mulheres. São várias cobranças e algumas áreas de pesquisa ou atuação ainda tem o preconceito, como a indústria e a construção civil. Por isso, nós estamos oferecendo esse incentivo, por meio do Edital, a educação e ao conhecimento para essas mulheres”, explica a diretora-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), Cristina Engel.

Os valores são atraentes

A Fapes está destinando R$ 1,5 milhão ao edital, , oriundos do Fundo Estadual de Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Funcitec).

Com o lançamento deste edital, a Fapes busca promover ações que estimulem a equidade entre os gêneros, conforme o Plano Estadual de Políticas para as Mulheres do Espírito Santo, além de incentivar o desenvolvimento de pesquisas conduzidas por mulheres no Estado.

Mulheres na Ciência

Onde: Prorrogação do Edital 14/2022 – Mulheres na Ciência

Quando: até as 17h59 do dia 08/08

Informações: www.sigfapes.es.gov.br

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA