23.9 C
Vitória
quinta-feira, 2 abril, 2020

Cegos e surdos também podem usar estacionamento especial

Leia Também

Número de casos de covid-19 chega a 6.836 e mortes somam 240

O índice de letalidade do coronavírus ficou em 3,5%. Os novos casos confirmados da doença somaram 1.119, um pouco menos do que o balanço de ontem.

Suspenso reajuste de medicamentos por 60 dias

A medida provisória publicada em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) que suspende o reajuste dos medicamentos em até 60 dias.

Como evitar o contágio do coronavírus por meio de cédulas e moedas?

Assim como lavar as mãos e cobrir nariz e boca ao tossir e espirrar, outras medidas podem ajudar a evitar a propagação do novo coronavírus.

Exército constrói hospital com mais de 1 mil leitos

O Exército quer desafogar as unidades do sistema público de saúde e levar aos pacientes infectados com a Covid-19, e casos suspeitos da doença para o local.

O documento de estacionamento especial é ofertado pela Secretaria de Defesa Social da Prefeitura da Serra

Você sabia que pessoas com deficiência visual e surdez também podem usufruir do estacionamento especial? A maioria das pessoas acreditam que apenas pessoas amputadas, com paraplegia ou tetraplegia podem usá-lo, mas não é verdade.

O direito se estende a pessoas com deficiência mental e para condutores que estão com a mobilidade reduzida temporariamente, devido a lesões provocadas por acidentes ou enfermidades.

Pensando em facilitar a vida dessas pessoas, a Secretaria de Defesa Social da Serra passou a ofertar gratuitamente o cartão para estacionamento especial. O serviço já era oferecido a idosos e deficientes físicos e a entrega do documento é feito pela Guarda de Trânsito do município.

Como obtê-lo?

O morador que tiver intenção em obter o documento deve comparecer a uma das unidades do Protocolo Geral da Serra, localizadas no Pró-Cidadão, em Portal de Jacaraípe; e na sede administrativa da Prefeitura, em Serra-Sede.

Nesses locais, deve apresentar o documento de identificação (carteira de identidade, de trabalho ou de habilitação), comprovante de residência e laudo médico com CID (para as pessoas com deficiência física).

Para pessoas com redução da mobilidade temporária é necessário apresentar o laudo médico deve conter o período estimado em que a pessoa ficará com os movimentos comprometidos.

Depois de dar entrada com os documentos, o morador deve comparecer à sede da Guarda de Trânsito, no Parque da Cidade, para pegar o cartão, que fica pronto em uma semana, aproximadamente.

Estatuto

Segundo o Estatuto do Idoso, pessoas com 60 anos ou mais têm direito a vagas de estacionamento especial. Tanto no caso dos idosos ou dos deficientes físicos é possível requerer o cartão mesmo sem possuir veículo, pois o documento é vinculado ao usuário. Dessa forma, pode ser utilizado em qualquer veículo, desde que esteja transportando o titular do cartão.

É importante destacar que o cartão para pessoas com deficiência tem validade de cinco anos. Após esse prazo é necessário apresentar um novo laudo médico e solicitar a renovação do direito.

Publicidade

ES Brasil Digital

ES Brasil 174
Continua após publicidade

Fique por dentro

Como proteger os dispositivos e garantir uma navegação segura

No dia em que se comemora o Dia da Internet Segura, especialista em tecnologia dá dicas para evitar violações na rede ao utilizar o...

Ibovespa caminha para pior mês desde 1998

Na tarde de hoje (31), Ibovespa acumulava em março perda de cerca de 28%, que se mantida representará o pior desempenho mensal desde 1998.

Dicas gratuitas para superar a crise econômica da Covid-19

Evento trará estratégias e ações com os participantes para sobreviver à crise econômica e ter sucesso no pós-crise causada pela doença.

Negociação é o caminho para aluguel de pontos comerciais

A negociação com responsabilidade pressupõe real demonstração das consequências da crise e percepção recíproca para encontrar um ponto de equilíbrio das partes.

Vida Capixaba

Camerata Sesi apresenta a live: “Café com Maestro”

Com o tema “Os benefícios da música na educação musical”, o maestro Leonardo David convida a musicista Fabi Cruz para a live nesta quarta (01), às 17h

Sesi Cultura Online: Nano Vianna e André Prando

Para estrear as lives do Sesi Cultura online, dois ícones da música capixaba estarão se apresentando hoje. André Prando e Nano Vianna

Podcasts para empreendedores ouvirem durante o isolamento social

Uma das opções para o período de isolamento social é ouvir podcasts, formato que ganhou o gosto do brasileiro:em 2019. Veja as dicas!

Participe da 3ª Corrida Amaes Azul!

A corrida em solidariedade a causa do autismo tomará a 3ª Ponte, num trajeto de 10.800 km entre Vitória e Vila Velha. Será no dia 19 de julho
Continua após publicidade