24.6 C
Vitória
sexta-feira, 28 DE março DE 2025

Estação Ferroviária de Viana: um passeio pela história sobre trilhos

Patrimônio vivo, a estação preserva memórias e a icônica Maria Fumaça

Por Ludmilla Azevedo

A Estação Ferroviária de Viana é um verdadeiro túnel do tempo. Inaugurada em 1895 pela Companhia Estrada de Ferro Sul do Espírito Santo, foi a primeira parada construída no trecho que ligava Vitória a Cachoeiro de Itapemirim. A estação, que chegou a ser chamada de Jabaeté na década de 1960, antes de retomar seu nome original, é um símbolo do patrimônio ferroviário capixaba. O local encanta visitantes e fotógrafos que registram momentos especiais em meio à sua arquitetura histórica.

Estação Ferroviária de Viana: um passeio pela história sobre trilhos
Estação Ferroviária de Viana completa 130 anos de história em julho de 2025. Foto: Jeferson Pancieri

Aberta à visitação todos os dias da semana, das 8h às 20h, a estação faz parte do Circuito Cultural de Viana e convida turistas a mergulharem em sua história. Um dos grandes destaques do espaço é a Maria Fumaça, locomotiva fabricada nos Estados Unidos em 1917 e que já percorreu diferentes caminhos ao longo dos anos. Originalmente adquirida por franceses e utilizada na Segunda Guerra Mundial, a máquina depois serviu para o transporte de cana-de-açúcar no Rio de Janeiro até a década de 1980, quando passou a fazer parte de uma coleção particular.

Estação Ferroviária de Viana: um passeio pela história sobre trilhos
Maria Fumaça, que funcionou até a década de 80 para transportar cana-de-açúcar, é o destaque do espaço. Foto: Prefeitura Municipal de Viana

Em 2006, a Prefeitura de Viana adquiriu a locomotiva com a intenção de preservar esse importante marco do transporte ferroviário. Desde então, vem realizando restaurações para garantir sua originalidade e pleno funcionamento. Com mais de um século de história, a Maria Fumaça continua operacional e, em breve, fará um trajeto turístico pela cidade. Esse passeio promete ser uma verdadeira viagem no tempo, resgatando a importância da ferrovia para o desenvolvimento local.

Estação Ferroviária de Viana: um passeio pela história sobre trilhos
O local foi revitalizado e transformado em atração turística. Foto: Rodrigo Pinheiro
LEIA MAIS
Parque Natural Municipal Adelino José Jeveaux, também conhecido como Torre da TV, é um dos cartões postais de Guaçuí. Foto: João Rafael Silva Leal/Divulgação Parque Natural Municipal Adelino José Jeveaux: natureza e tranquilidade em Guaçuí - Ponto turístico tem trilhas, belas paisagens e guarda a história da comunicação na região
A Cachoeira da Boa Esperança é cercada pela natureza e ainda é possível fazer trilhas. Foto: Prefeitura Municipal de Apiacá Cachoeira Boa Esperança: contato com a natureza em Apiacá - Descubra as belezas dessa queda d'água encantadora da Cachoeira Boa Esperança, perfeita para banhos refrescantes e momentos de tranquilidade em meio à natureza

Onde se hospedar

Pousada Olhos D’água

A tradicional pousada fica na localidade de Biriricas de Cima, na divisa com Domingos Martins, a cerca de uma hora de Vitória. Há opções de chalés e apartamentos, e é possível fazer reservas só com café da manhã ou com todas as refeições inclusas. O local tem cachoeira, piscinas de água natural, bar e restaurante, entre outras facilidades, e funciona aos fins de semana e feriados. 

 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Uma publicação compartilhada por Pousada Olhos D’água (@pousada_olhosdagua)

Onde comer 

Restaurante Vista da Mata 

Localizado na região de Ribeira, o restaurante é cercado pela natureza e abre para o almoço aos domingos, das 11h às 15h. O espaço também funciona como cerimonial e pode ser reservado para eventos. 

 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Uma publicação compartilhada por VISTA DA MATA RESTAURANTE E CERIMONIAL (@vistadamatarestauranteoficial)

Restaurante do Dalto

O local oferece comida brasileira e vale a pena experimentar a grande especialidade da casa: a costela de porco, que é servida com acompanhamentos, como arroz, feijão, salada de vinagrete, maionese, farofa e fritas. O funcionamento é de segunda a sábado, de 11h a 15h.

 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Uma publicação compartilhada por Restaurante do Dalto (@restaurantedodalto)

Como chegar 

Saia do centro de Vitória e acesse a BR-262 em direção a Viana. Siga pela BR-262 por aproximadamente 25 km até chegar ao município e siga as placas indicativas para o centro da cidade, onde a Estação Ferroviária está localizada.

Receba notícias no seu WhatsApp

Receba as novidades no seu e-mail

Acompanhe nosso canal no Google news

Matérias relacionadas

ES Brasil Debate

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 225

Continua após publicidade

Diversão e Arte

Vida Capixaba