A supermáquina será o o objeto eletrônico mais potente a deixar a atmosfera terrestre
A agência espacial norte-americana (NASA) e a empresa Hewlett-Packard Enterprise (HPE) firmaram uma parceria a fim de enviar ao espaço um supercomputador com rendimento de 1 teraflop. A supermáquina será o computador mais poderoso a deixar a atmosfera terrestre.
De acordo com o portal Sputnik Brasil, o computador será enviado à Estação Espacial Internacional (EEI) no próximo lançamento da SpaceX, empresa aeroespacial americana fundada por Elon Musk. Atualmente, os computadores utilizados na EEI são relativamente simples e não são de alto desempenho.
Para executar operações que requerem mais recursos tecnológicos, os astronautas contam com ajuda de supercomputadores da Terra. No entanto, em uma possível futura missão de exploração da Lua ou de Marte, os atrasos de comunicação com a Terra serão mais longos. Uma única mensagem pode levar até meia hora para chegar do planeta vermelho para o nosso, por exemplo.
Em uma missão espacial, devem ser tomadas em questão de minutos ou mesmo de segundos, por isso as empresas se preocupam em disponibilizar um supercomputador a bordo de uma nave espacial. Ao longo de um ano, os astronautas usarão o computador para realizar diversas operações a bordo da EEI.
Ao contrário da maioria dos computadores, a NASA decidiu não proteger o supercomputador da radiação, para entender melhor como o ambiente espacial afeta o desempenho de um computador.
“Se esta experiência for bem sucedida, um mundo de oportunidades será aberto para a computação de alto desempenho no espaço”, disse o engenheiro e líder do projeto da HPE à Ars Technica, Mark Fernandez.