24.9 C
Vitória
quarta-feira, 24 abril, 2024

Está chegando a Pesquisa Top Marcas

Está chegando a Pesquisa Top Marcas

A edição 2011 da Pesquisa Top Marcas acaba de sair do forno. Na próxima edição, a revista ES Brasil vai apresentar os resultados que refletem os hábitos de consumo da população de classe AB da Grande Vitória. Realizada pelo terceiro ano consecutivo, a Top Marcas é hoje uma das pesquisas que melhor se posiciona no mercado capixaba, traçando um perfil histórico do comportamento do público consultado.   

“Neste ano, a pesquisa está mais madura, promovendo um comparativo importante das preferências do capixaba; e também está mais ampla, trazendo ainda mais categorias para que possa ser ainda mais completa e fidedigna”, avalia o editor-executivo da revista ES Brasil, Mário Fernando Souza.

- Continua após a publicidade -

A pesquisa de lembrança de marcas é uma ferramenta de grande valor para o mercado. A partir dos resultados, as empresas bem posicionadas têm em mãos o fruto de um bom trabalho e podem avaliar suas estratégias com mais clareza e parcimônia, para manter ajustadas as boas práticas que permitiram tal conquista.

Em contrapartida, aquelas que perderam posições, ou que ainda não conseguiram alcançar a meta desejada, podem verificar a real colocação de sua marca no mercado e traçar planos de ação que as aproximem do público consumidor, para que sejam lembradas e, consequentemente, mais consumidas.

Para o diretor da Mercatto, Anselmo Hudson, pesquisas de lembrança de marca são importantes ferramentas de avaliação. “Com uma pesquisa como a Top Marcas em mãos, os empresários conseguem identificar o posicionamento de sua empresa no mercado e, então, estabelecer metas e ações para melhorá-la ou consolidá-la”, avalia.

Avaliação do mercado
O mercado sabe a importância da pesquisa Top Marcas e reconhece sua necessidade para a tomada de decisões estratégicas. O diretor da Artcom Comunicação e Design, Adilson Lourenço, ressalta que a pesquisa veio suprir a demanda por levantamentos que selecionassem o público, identificando os gostos e preferências da população com maior poder aquisitivo. “O mercado publicitário e os clientes só têm a ganhar com a pesquisa. Vejo o boom de crescimento que o Estado tem vivido e a ES Brasil foi muito feliz em lançar uma pesquisa seletiva, com entrevistados da classe média ou acima dela”, pontua.

Eduardo Ferreira Ferraz, diretor da M. Murad/FGV, que, no ano passado, foi a mais lembrada no segmento MBA, também destaca a importância da Top Marcas para o posicionamento do negócio. “Ser o mais lembrado é o resultado de um trabalho de credibilidade, de divulgação do nosso nome no mercado. E, claro, sempre temos a expectativa de estarmos bem posicionados. E como a pesquisa é segmentada e quem responde é um público de maiorpoder aquisitivo, sempre ficamos bem colocados”, pontua.

Metodologia
Esta terceira edição da Pesquisa Top Marcas foi realizada na região da Grande Vitória, na capital e nos municípios de Vila Velha e Serra. Ouvindo 400 consumidores, com renda familiar mensal superior a R$ 5 mil, a pesquisa se diferencia das outras existentes por manter seu foco nas classes A e B. Segundo informações oficiais do Instituto Jones dos Santos Neves, os dados levantados pelo IBGE demonstram que aproximadamente 20,8% das famílias residentes na Região Metropolitana para Grande Vitória estão inseridas neste perfil.

Segmentar a pesquisa permite maior identificação do público, favorecendo o mapeamento e o trabalho de mídia e comercialização de produtos e serviços. A Pesquisa Top Marcas, realizada pela Mercatto, apresenta índice de confiabilidade de 95% e apenas 3,9 pontos de margem de erro.

Entre os consumidores pesquisados, estão pessoas com idade superior a 16 anos, sendo que pouco mais de 54% é do sexo feminino. A pesquisa também contempla diversas profissões, inclusive estudantes, uma vez que a nova configuração familiar faz com que todos os indivíduos dentro de um mesmo núcleo tenham poder de decisão no processo de compra.

Na edição de abril da revista, você vai conferir quem se manteve à frente na lembrança dos capixabas, quem perdeu posições e quem soube aproveitar a pesquisa anterior para se reposicionar junto ao mercado, colhendo os louros para, agora, ser o mais lembrado. Não deixe de ler.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA