26 C
Vitória
quinta-feira, 11 agosto, 2022

Espírito Santo vai abrigar, pela primeira vez, Circuito Mundial de Bodyboarding Feminino

Foto: Neymara Carvalho (Divulgação)

Capixaba Neymara Carvalho participa da etapa do Circuito Mundial Feminino de Bodyboarding, o ArcelorMittal Wahine Bodyboarding Pro, no ES.

O Espírito Santo vai abrigar, pela primeira vez, uma etapa do Circuito Mundial de Bodyboarding Feminino. O evento, o ArcelorMittal Wahine Bodyboarding Pro, será realizado na Praia de Jacaraípe, no município de Serra, entre 20 e 26 de junho.

Mais de 150 atletas de vários países deverão participar, incluindo a capixaba pentacampeã mundial Neymara Carvalho, idealizadora do evento. A competição terá três categorias e as seguintes premiações: U$ 15 mil (Profissional), U$ 10 mil (Master) e U$ 5 mil (Pro Junior).

Neymara Carvalho

No início deste mês de junho, a atleta capixaba patrocinada pela ArcelorMittal Tubarão conquistou mais um importante título: o de campeã, na categoria Profissional Feminino, da etapa Itacoatiara do Circuito Brasileiro de Bodyboard, na Praia de Itacoatiara (RJ).

Neymara, que acaba de chegar do Chile, onde disputou a 1ª etapa do Circuito Mundial Profissional Feminino, decidiu criar uma etapa exclusiva para mulheres visando promover o empoderamento feminino e um maior reconhecimento a elas na categoria. “Poder tornar o ArcelorMittal Wahine Bodyboarding Pro uma etapa de circuito mundial é a realização de um sonho. Trabalhar em prol do esporte que me deu tudo na vida é uma forma de retribuir e incentivar as próximas gerações. O bodyboarding é um dos esportes que mais deu alegrias ao Brasil e grande parte veio das atletas mulheres. Sendo assim, nada mais justo do que termos uma etapa exclusiva para nós. Uma forma de enaltecer e incentivar atletas de todo mundo”, comenta.

Atletas de ponta

As irmãs Mariana e Isabela Nogueira, que começaram no esporte nos anos 1980 e faturaram títulos mundiais; Luna Hardman, bicampeã brasileira, e Isabela Sousa, tetracampeã mundial, estão entre as esportistas confirmadas para a etapa em Jacaraípe. Além delas, também participarão nomes como Catarina Souza, de Portugal, e Sari Ohara, do Japão.

Aulão social

Durante o Circuito, mais de 200 estudantes da rede municipal de ensino terão a oportunidade de participar de aulões de bodyboarding ministrados pelas competidoras. Os objetivos da iniciativa são incentivar o desenvolvimento do esporte e proporcionar um intercâmbio cultural entre as atletas, alunos e população em geral.

O ArcelorMittal Wahine Bodyboarding Pro

O ArcelorMittal Wahine Bodyboarding Pro é uma realização do Instituto Neymara Carvalho e conta com o patrocínio do Governo do Estado do Espírito Santo e apresentação da ArcelorMittal.

O projeto foi idealizado por Neymara em 2021. “Wahine”, que significa “mulher” na língua havaiana, evidencia o resgate da conexão com os povos indígenas das ilhas do Havaí e inspira o evento. Além disso, as águas havaianas representaram um dos pódios mais emblemáticos de Neymara Carvalho: ao sair da Barra do Jucu, ela consagrou seu nome no cenário do bodyboarding internacional sendo a campeã de uma das mais acirradas disputas do Mundial, na Praia de Pipeline, em 2006 e 2011.

Inscrições

As inscrições para o AcelorMittal Wahine Bodyboarding Pro estão abertas no site oficial do evento – https://www.e-inscricao.com/wahinebbpro/wahinebbpro.

Serviço

Circuito Mundial de Bodyboarding Feminino – ArcelorMittal Wahine Bodyboarding Pro

Data: 20 a 26 de junho, das 8 às 16h

Local: Praia de Jacaraípe, na Serra

Entrada gratuita

Classificação livre

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Entre para nosso grupo do Telegram

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Continua após publicidade

Fique por dentro

Vida Capixaba

Continua após publicidade