Espírito Santo realiza I Semana Estadual de Energia

Cerimônia no Palácio Anchieta abriu o evento que vai até o dia 4 de abril

Uma programação diversa compõe a I Semana Estadual de Energia, que traz como tema “Inovação, Sustentabilidade e Competitividade”. O evento foi inaugurado na tarde de hoje, 1o de abril, em cerimônia realizada no Palácio Anchieta. Diversas autoridades estiveram presentes no ato, que no qual houve assinatura de decretos, lançamento de documentos e homenagem a pessoas e entidades relacionadas com o tema.

O governador Renato Casagrande destacou a relevância de abordar o assunto. “Estamos discutindo o tema mais importante do planeta. Energia se relaciona com tudo que a gente faz no dia a dia. Discutimos uma visão de uso sustentável, de novas tecnologias, de novas fontes de energia renovável e demais alternativas que caminhem em direção da preservação do planeta que é o que precisamos e desejamos”, afirmou.

Para o diretor geral da Aspe, Luiz Fernando Schettino, o evento contribui para esclarecer a sociedade capixaba sobre o tema. “É importante a realização desta semana para que a população tenha cada vez mais conhecimento sobre energia, como economizar, quais os impactos ambientais, entre outras informações”.

Na abertura do evento foram assinados os decretos do Programa Estadual de Eficiência Energética e de Pesquisa e Desenvolvimento, além de um termo de cooperação entre a Cesan e a EDP Escelsa. Também foram lançados documentos como a Cartilha Energética EDP/ASPE, o Balanço Energético Estadual e o Atlas da Bioenergia do Espírito Santo.

A Revista ES Brasil foi uma das homenageadas na categoria Comunicação, que reconheceu o trabalho de pessoas e instituições na divulgação de temas relacionados com a área energética no Espírito Santo.

O secretário de Desenvolvimento do Espírito Santo, Nery de Rossi, destacou o caráter inovador e diverso da programação. “Essa Primeira Semana de Energia é algo absolutamente inédito em termos de eventos de energia no país. O Espírito Santo mais uma vez inova criando uma semana onde serão tratados desde os assuntos relativos às mais variadas formas de energia e também rodadas de negócios, encontros de empresários, palestras, apresentações, enfim, tudo que trata desse importante tópico que é energia”, pontuou o secretário.

Dentro da programação da semana também acontecem o VI Fórum Capixaba de Energia, a Feira de Energia, Encontro de Secretários de Estado para Assuntos de Energia, Encontro das Agências Reguladoras de Energia, visitas técnicas a empresas, minicursos e workshops. Amanhã, dia 2 de abril, será realizada uma sessão especial às 19h30 na Assembleia Legislativa do Espírito Santo.

A programação completa e as inscrições podem ser feitas pelo site oficial do evento: http://www.semanadeenergia.com.br.