28.8 C
Vitória
terça-feira, 23 abril, 2024

Espírito Santo recebe nota 10 em ranking de transparência no País

Junto com Ceará e Minas Gerais, o ES está em 1º lugar na avaliação divulgada pela Controladoria Geral da União

O Estado capixaba é, mais uma vez, destaque em transparência pública no País. A Escala Brasil Transparente – Avaliação 360° foi divulgada pela Controladoria Geral da União (CGU) nesta sexta-feira (12). O Espírito Santo ficou em 1º lugar no ranking, junto com Ceará e Minas Gerais.

A retomada da liderança é, segundo o govero, fruto do compromisso de promover a transparência e o controle social como instrumentos fundamentais para a prevenção e o combate à corrupção. O Estado, que havia sido 1º lugar de 2014 a 2017, havia caído para a 8ª colocação em 2018.

- Continua após a publicidade -

“No mesmo dia em que lançamos essa ferramenta moderna e importante que é o Plano de Integridade, na véspera do Dia Estadual Contra a Corrupção, o Espírito Santo retoma a liderança em transparência no Brasil, pela Escala Brasil Transparente, da CGU”, comemorou o secretário de Estado de Controle e Transparência, Edmar Camata.

A análise da CGU foi realizada no período de 1º de abril a 31 de dezembro de 2020. A avaliação se estender a todos os Estados, capitais e municípios com mais de 50 mil habitantes. Ao todo, foram avaliados 691 entes.

A Avaliação 360º é composta de dois blocos. Um deles é voltado à análise de quesitos de transparência ativa, que são informações publicadas nos sites oficiais e portais de transparência. Já o outro se refere aos quesitos de transparência passiva, que são respostas a pedidos de acesso à informação.

A conquista da nota máxima significa que o Estado atingiu todos os requisitos avaliados, cumprindo em totalidade as exigências em transparência.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA