Movimentação no setor varejista de supermercados, alimentos, bebidas, móveis e eletrodomésticos aumentou 3,8%, superando a média nacional (0,5%) e do Sudeste (1,23%)
Por Redação
Após um período de estabilidade nas vendas do comércio capixaba, entre maio e agosto deste ano, o setor varejista voltou a crescer em setembro, em comparação a agosto, e lidera o aumento das atividades no Brasil. No Espírito Santo, o crescimento foi de 3,8% no varejo restrito, que inclui supermercados, alimentos, bebidas, móveis e eletrodomésticos, enquanto o indicador brasileiro melhorou 0,5% e o do Sudeste, 1,23%.
Esse resultado ocorreu em um período atípico para o setor varejista do estado. Em setembro, as variações nas vendas capixabas tendem a ser negativas ou próximas de 0, como observado em setembro de 2023 (-4%), 2022 (-0,76%) e 2021 (0,45%).
As análises são do Connect Fecomércio-ES (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo), com base nos dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Para a coordenadora de pesquisa do Observatório do Comércio, o Connect Fecomércio-ES, Ana Carolina Júlio, esse comportamento incomum pode ser um indicativo de mudança da tendência do setor capixaba, que, nos últimos 12 meses, tem sido marcado por melhoras tímidas.
“O crescimento do varejo capixaba de setembro foi o maior observado no país. Além disso, o indicador alcançou o maior patamar nos últimos 20 anos ao analisar esse mês. Nos próximos meses, período importante para o varejo por incluir datas como Black Friday, Natal e Réveillon, espera-se que o volume de vendas aumente ainda mais”, declarou Ana Carolina Júlio.
Ao avaliar a variação interanual, ou seja, a comparação de setembro de 2023 com o mesmo mês de 2024, verifica-se que o crescimento (0,21%) foi determinado pelo desempenho de quatro segmentos: hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (3,5%); tecidos, vestuário e calçados (5,3%); artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, perfumaria e cosméticos (25%); e outros artigos de uso pessoal e domésticos (31,5%).
“Esse resultado sinaliza um possível aumento do bem-estar e dos cuidados com a saúde e a aparência por parte dos moradores do Espírito Santo. A tendência pode estar associada à melhoria do poder aquisitivo e da intenção de consumo, ao baixo nível de desemprego, à queda na inadimplência e à elevação da qualidade de vida, conforme outros relatórios já divulgados pelo Connect Fecomércio-ES sobre postos de trabalho, consumo das famílias, inadimplência e endividamento”, pontuou a coordenadora.
Varejo ampliado
Assim como o varejo restrito, o ampliado – que engloba todas as atividades do segmento restrito mais veículos, material de construção e atacado especializado em alimentos, bebidas e fumo – também apresentou um resultado atípico no período, com crescimento de 5,96% no estado em setembro, em relação a agosto deste ano. Esse desempenho se contrapõe à tendência observada em setembro de 2023 (-1,23%), 2022 (-0,44%) e 2021 (-3,17%).
O crescimento do varejo ampliado também superou tanto a média do Sudeste (1,7%) quanto o desempenho brasileiro (1,8%). Além disso, o volume de vendas também alcançou a maior marca observada para o mês de setembro dos últimos 20 anos.