A troca de experiência de tecnologias desenvolvidas pelos Estados permitirá a descoberta de variedades de café mais resistentes à seca
Os governos do Espírito Santo e de São Paulo assinaram um termo de parceria de cooperação técnica e científica para a transferência de tecnologia para o desenvolvimento de variedades de café e de outras culturas resistentes à seca. O anúncio foi feito, nessa quinta-feira (11), durante entrevista do vice-governador do Estado, César Colnago, e do secretário de Estado da Agricultura, Octaciano Neto, no Palácio da Fonte Grande, em Vitória.
De acordo com a Secretaria de Agricultura, o protocolo de intenções que será firmado entre os dois Estados prevê a troca de experiência de sucesso de tecnologias desenvolvidas para a descoberta de variedades de café Conilon e de café Arábica mais resistentes à seca, além de outras áreas, como produção animal, fruticultura e olericultura.
Desta forma, os trabalhos desenvolvidos pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e pelo Instituto Agronómico (IAC) e pela Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), de São Paulo, serão compartilhados para auxiliar no desenvolvimento da agricultura e da agroindústria.
“A escassez hídrica que estamos atravessando nos últimos dias anos transformou a pauta da água em prioridade. Temos feito uma série de ações para reservação e preservação de nascentes, mas, além disso, também trabalhamos com o desenvolvimento de variedades que sejam mais resistentes à seca. O Incaper é um dos institutos que mais investe em pesquisa na cafeicultura e certamente a parceria com São Paulo irá nos ajudar a restabelecer a pujança da nossa produção”, afirmou o vice-governador César Colnago.
O secretário de Estado da Agricultura, Octaciano Neto, afirmou que a parceria une um dos maiores institutos de pesquisa do Brasil. “O carro-chefe do Incaper é desenvolver trabalho de pesquisa para o café e, por isso, o setor se desenvolveu tanto no nosso Estado. O IAC é um grande instituto de pesquisa e, juntos, vamos assinar no sábado essa parceria para desenvolver variedades mais resistentes a seca. O café representa 40% do PIB agropecuário do Estado”, declarou.
Assinatura
O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, virá ao Estado neste sábado (13). O convênio será assinado durante a solenidade de lançamento do 10° Ano da Campanha da Melhoria da Qualidade e Início da Colheita do Café do Espírito Santo e do 9° Noroeste Café Conilon, no município de Pinheiros, no Norte capixaba. O evento será realizado a partir das 8 horas, na propriedade do cafeicultor Adauto Orletti.
O anúncio da vinda do governador de São Paulo para participar da agenda no Espírito Santo foi feito nesta quinta-feira (11). Assim como no Espírito Santo, algumas regiões de São Paulo têm sofrido nos últimos anos os efeitos da estiagem, o que tem contribuído para a queda na produção agropecuária. No evento serão discutidos o futuro da cafeicultura de Conilon diante das mudanças climáticas e as tecnologias para produção e avaliação da qualidade deste tipo de café.