O resultado do comércio exterior capixaba no quarto trimestre indica um saldo 76% superior que o do trimestre anterior
Com um melhor resultado alcançado no quarto trimestre, o Espírito Santo fechou o ano de 2012 com um superávit de U$ 3,46 bilhões, representando 17,82% de participação no saldo comercial brasileiro, que atingiu índice positivo de U$ 19,43 bilhões.
No último trimestre do ano passado, o saldo comercial capixaba chegou U$ 1,03 bilhões, com superávit principalmente em produtos básicos, mas também em produtos semimanufaturados, enquanto os produtos manufaturados registraram déficit para a balança comercial. O saldo total dos três últimos meses de 2012 representa um crescimento de 76% em relação ao trimestre anterior.
Entre os países que tiveram maior participação no saldo positivo do Espírito Santo no último trimestre estiveram Canadá, Países Baixos e Malásia, com os quais o Estado apresentou superávits superiores a 15%, enquanto a China representou maior déficit comercial para o comércio capixaba, com 12,16%, seguido pelo Uruguai e México.
No resultado dos três últimos meses do ano passado, o Estado ocupou a sétima posição no ranking de participação na corrente de comércio (soma das importações e exportações) no Brasil, ficando atrás apenas dos outros estados do Sudeste e daqueles da região Sul do país. A corrente comercial capixaba atingiu U$ 5,36 bilhões no período.
Exportações e Importações
No quarto trimestre de 2012, as exportações do Espírito Santo alcançaram um total de U$ 3,20 bilhões, o que significa um crescimento de 17,30% em comparação aos três meses anteriores. Porém o resultado do trimestre foi 16,69% menor que o do mesmo período de 2011. Já o resultado trimestral nas importações capixabas foi de U$ 2,15 bilhões, um pequeno crescimento de 1,15% em comparação ao penúltimo trimestre de 2011 e recuo de 29,01% no comparativo interanual. No total de 2012, o Espírito Santo fechou o ano somando U$ 12,16 bilhões em exportações e U$ 8,70 bilhões.
Os dados compõem o documento “Balança Comercial do Espírito Santo”, divulgado pelo Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) com base em informações da Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Secex-MDIC).