23.3 C
Vitória
sexta-feira, 29 março, 2024

Especialistas discutem saúde capixaba em ES Brasil Debate

Especialistas discutem saúde capixaba em ES Brasil DebateNa noite desta quarta-feira (18), a Revista ES Brasil realizou o debate “O Panorama de Saúde do Espírito Santo”. O evento, que é o primeiro debate do projeto “ES Brasil Debate 2011”, teve por objetivo discutir as melhores alternativas para o avanço ordenado da saúde e os rumos do atendimento prestado tanto no sistema público, quanto no privado. O evento contou com a participação de aproximadamente 100 pessoas.

Os convidados para discutir o tema foram Tadeu Marino, secretário de Estado da Saúde; Benoni Antônio dos Santos, diretor-financeiro do Hospital Metrapolitano; Adenilton Pedro Cruzeiro, diretor do Conselho Regional de Medicina do Espírito Santo (CRM-ES), e Emílio Mameri, diretor do Hospital Universitário Cassiano Antonio de Moraes (Hucam). O encontro teve a mediação de Luiz Fernando de Mello Leitão.

- Continua após a publicidade -

Nas considerações iniciais do debate, o diretor do CRM-ES destacou como proposta para melhoria da saúde no Estado o plano de carreira para os médicos e a PEC 29. Emílio Mameri ressaltou como importante para a melhoria da saúde o aumento dos financiamentos e o aprimoramento da gestão.

Benoni Antônio, que participou do debate com o olhar da iniciativa privada, colocou em questão a falta de investimento e do tempo para execução de obras, que têm acentuado os problemas estruturais da saúde com relação o assistencialismo hospitalar. “Não adianta ter investimento, se não tiver planejamento”, alertou Tadeu Marino, acrescentando que o governo está na tentativa de organizar e estruturar a saúde no Estado.

A respeito do espaço destinado para políticas públicas no cenário da saúde, Emílio Mameri afirmou que essas políticas têm que ser cada vez mais exuberantes para melhorar o sistema de saúde. Já Tadeu Marino ressaltou que o governo do estado olha a saúde como prioridade absoluta. “Sabemos que existe uma carência muito grande de leitos e temos emergência na criação desses leitos. Vamos entregar o hospital São Lucas e o Dório Silva”, pontuou o secretário. Apesar disso, segundo o secretário de Estado de Saúde, o profissional habilitado para lidar nessas novas unidades está em falta no mercado.

Benoni finalizou sua participação no debate ressaltando que “quando o sistema público de saúde não funciona, o particular fica estrangulado e, por isso, há tanta dificuldade de estabelecer reformas estruturais no sistema particular”, explicou.

Emílio Mameri considerou, no final do evento, que é preciso estimular ações básicas para melhorar a saúde, estimulando, por exemplo, programas como o Programa de Saúde da Família. Além disso, segundo ele, é necessário trabalhar na prevenção para diminuir a perspectiva do adoecimento da população. “O governo estadual tem feito muito para reorganizar sua rede, mas temos que entender que vamos ter que aumentar os leitos dos hospitais e avançar cada vez mais em gestão eficiente e investimento”, declarou.

O evento foi realizado pela Revista ES Brasil. Mais informações sobre o debate e próximas edições do ES Brasil Debate estão disponíveis no site.

Clique aqui e confira a galeria de fotos do ES em Debate.

 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA