Segundo a gerente regional do Ciee-ES, a admissão de estudantes auxilia na adaptação às mudanças do mercado e na geração de talentos
Por Otávio Gomes*
Em um mercado competitivo e cada vez mais dependente de inovações, a contratação de estagiários se mostra uma ferramenta para aumentar a produtividade e enriquecer a cultura organizacional de uma empresa. Levantamentos mostram que empresas que investem no recrutamento de jovens talentos se saem melhor na resolução de problemas e na adaptação a novas tendências.
Segundo pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV), empresas que integram estagiários em suas equipes reportam um aumento de 35% na geração de ideias inovadoras e soluções criativas. Contratar estagiários também oferece à empresa a oportunidade de formar futuros talentos desde o início, moldando-os conforme suas necessidades e cultura organizacional.
“Os estagiários, trazem frescor com suas ideias baseadas nas mais recentes teorias acadêmicas e tendências de mercado. Esse aporte pode ser decisivo para que a empresa se mantenha competitiva e se adapte rapidamente às mudanças do ambiente de negócios”, diz a gerente regional do Centro de Integração Empresa-Escola do Espírito Santo (CIEE-ES), Juliana Costa.
Nos primeiros seis meses deste ano, um total de 7.022 estagiários foram integrados ao mercado de trabalho no Estado por meio do Centro de Integração Empresa-Escola do Espírito Santo (CIEE-ES). Além do aperfeiçoamento dos projetos já desenvolvidos na organização, outro benefício é a geração in loco de futuros funcionários efetivos.
Segundo a Associação Brasileira de Estágios (ABRES), empresas com programas de estágio considerados como “bem estruturados” têm maior chance de reter esses talentos a longo prazo, com uma taxa de conversão de até 45%.
“Investir em estagiários é uma forma eficaz de revitalizar a empresa, fomentar a inovação e preparar-se para os desafios futuros. Com a integração de estagiários, as empresas não só ganham em criatividade e eficiência, mas também se posicionam como líderes no competitivo e dinâmico mercado atual”, ressalta Juliana Costa.
Do ponto de vista dos estudantes, a entrada em um programa de estágio pode ser uma porta de entrada para o mercado de trabalho após o término dos estudos. De todos os cursos de ensino superior, segundo o CIEE, os cinco que mais empregam estagiários são:
- Pedagogia;
- Direito;
- Administração;
- Educação Física;
- Enfermagem.
Já em cursos técnicos, os estudantes que mais saem empregados durante o curso são os de:
- Enfermagem;
- Administração;
- Segurança de Trabalho;
- Logística;
- Análises Clínicas.
*Sob supervisão de Erik Oakes