21.4 C
Vitória
sexta-feira, 5 junho, 2020

Escolas estaduais poderão gerar energia própria

Leia Também

Crise tem maior impacto em negócios liderados por empreendedores mais velhos

Durante a pesquisa realizada pelo Sebrae e a FGV, foram ouvidos 10.384 empresários do setor, entre 30 de abril e 5 de maio, e mostrou que entre os entrevistados com 56 anos ou mais.

Prefeitura da Serra reduz burocracia para mais dez negócios

Na instrução normativa publicada na última segunda-feira (1°) foram incluídas mais 10 atividades na lista que já continha 150.

Petrobras eleva preço do gás de cozinha nas refinarias

O aumento também está relacionando ao consumo do gás de cozinha durante a pandemia, já que o isolamento social tem levado às famílias a cozinharem mais em casa.

Dia Mundial do Meio Ambiente estimula ações de preservação do planeta

Para comemorar a data, instituições privadas, ONG's, prefeituras, e outras, se unem para fazer ações de conscientização em tempo de pandemia.

A promessa do governo é beneficiar mais de 32 mil alunos e aproximadamente 400 educadores, em 10 municípios do Estado, com o projeto Boa Energia nas Escolas.

Nesta terça-feira (27), a EDP Espírito Santo e o Governo do Estado assinaram um convênio para a instalação de projetos de Eficiência Energética que vai contemplar escolas públicas, reforçando a importância de conscientização.

O projeto educacional Boa Energia nas Escolas será implantado em 80 instituições de ensino estaduais e municipais. Além de disseminar informações sobre a utilização segura e eficiente da energia elétrica, a iniciativa beneficiará também 10 unidades Escola Viva com a instalação de placas fotovoltaicas, que permite a geração de energia elétrica por meio da luz do sol.

As unidades escola Viva que vão receber as placas fotovoltaicas são: São Pedro (Vitória), Joaquim Beato (Serra), Assisolina Assis de Andrade (Vila Velha), Presidente Castelo Branco (Cariacica), Bráulio Franco (Muniz Freire), Bartouvino Costa (Linhares), Marita Motta Santos (São Mateus), Manoel Duarte da Cunha (Pedro Canário), Elpídio Campos de Oliveira (Montanha) e Henrique Coutinho (Iúna).

Outra ação que será realizada pelo projeto é a substituição de 4.139 lâmpadas fluorescentes tubulares tipo T10, LFC, incandescentes e vapor de mercúrio por LED em nove escolas e na sede da Sedu. O projeto será executado pela EDP Soluções e permitirá uma redução de consumo de 349,69 MWh/ano.

“Em 2016 foram investidos mais de R$ 14 milhões para o fornecimento de energia elétrica nas unidades escolares estaduais. Essa parceria é muito bem-vinda e importante, pois além de gerar e economia e modernizar as nossas escolas, os estudantes vão participar de ações de conscientização e utilizar o projeto como fonte de pesquisa sobre fonte de energia limpa, novas tecnologias e eficiência energética”, destacou o secretário de Estado da educação, Haroldo Rocha.

Para execução, serão investidos R$ 988,65 mil num prazo de 12 meses por meio Programa de Eficiência Energética (PEE) da EDP Espírito Santo. Os recursos serão destinados para aquisição dos materiais previstos e de mão de obra de terceiros para o treinamento dos professores e implantação das 10 plantas de geração de energia, de aproximadamente 3,38 kWp.

Além de atividades na sala de aula, os estudantes terão a oportunidade de participar de atividades na unidade móvel do projeto. Trata-se de um caminhão adaptado para ser um laboratório sobre rodas e que oferece uma série de experimentos, jogos e vídeos em 3D, que abordam e reforçam a importância de conscientização quando o assunto é energia elétrica.

A ação visa conscientizar para o uso racional da energia, reduzindo assim a dependência dessas unidades consumidoras da energia e divulgar a tecnologia aos estudantes e professores e servindo como laboratório pedagógico nas escolas.

O diretor-geral da Arsp, Julio Castiglioni, informou que serão capacitados 400 professores e 32 mil alunos serão beneficiados com essa ação. Os professores vão receber informações sobre eficiência energética e como fazer o uso racional de energia elétrica.

“A Arsp foi criada com o intuito de possibilitar um diálogo com a sociedade, empresários, abrir caminhos para novos investimentos com segurança jurídica e principalmente preservar o direto do usuário”, disse Julio Castiglioni.

Cabe à Agência disponibilizar recurso humano próprio para apoio e execução das atividades previstas, participar da capacitação do corpo docente de escolas das redes estadual e municipal e demonstrar pesquisas e estudos voltados para o uso sustentável e inteligente de energia.

“Hoje, nesta reunião, estamos produzindo duas ações valiosas que serão ainda mais importantes se tivermos capacidade de expandir. A primeira é a eficiência energética com uma melhor locação do recurso, e, a segunda, é com a geração de energia limpa, um tema conectado com os tempos e desafios atuais”, ponderou o governador Paulo Hartung.

Ainda durante a reunião, o governador Paulo Hartung adiantou a possibilidade de o Estado sediar uma Fábrica de biodiesel no município de Aracruz. “Uma oportunidade importante para atendermos ao mercado internacional”, ponderou. Hartung falou ainda do interesse do Governo do Estado em incentivar a produção de energia solar no Espírito Santo. “Temos estudado uma forma de apoiar a geração de energia solar. Estamos com cautela porque o quadro fiscal é muito delicado, mas estamos estudando para um pouco mais à frente estimular a geração de energia solar em nosso Estado”, disse.

Continua após a publicidade

ES Brasil Digital

esbrasil_177
Continua após publicidade

Fique por dentro

Inflação para famílias de baixa renda cai 0,30% em maio, diz FGV

Com o resultado, o índice acumulou alta de 0,81% no ano de 2020. Em 12 meses, o indicador acumulou avanço de 2,59% Por Daniela Amorim (AE)...

Dia Mundial do Meio Ambiente estimula ações de preservação do planeta

Para comemorar a data, instituições privadas, ONG's, prefeituras, e outras, se unem para fazer ações de conscientização em tempo de pandemia.

Produtos com até 50% no Dia Livre de Impostos

E por conta da pandemia do novo coronavírus, os estabelecimentos inovaram. Neste ano, o Dia Livre de Impostos será on-line.

Projeção de alta do crédito bancário em 2020 passa de 4,8% para 7,6%, diz BC

Já a projeção de crescimento do crédito livre em 2020 passou de 8,2% para 10,6%. No caso dos recursos direcionados, a projeção foi de zero para alta de 3,5%.

Vida Capixaba

Prefeitura de Vila Velha e BNDES firmam parceria para modernizar parque de iluminação da cidade

Inicialmente, o sistema substituirá as 35 mil luminárias em toda a cidade, com lâmpadas com tecnologia de LED, além de telegestão, instalação de tecnologia de monitoramento remoto das luminárias.

Tendência nos anos 1960, cinema drive-in chegará a Vitória

O cinema drive-in chegará a Vitória na segunda quinzena de junho, no estacionamento da Faculdade Estacio de Sá, em Jardim Camburi.

Vitória organiza Circuito Cultural com exposição on-line

Os alunos do Núcleo de Fotografia do Circuito Cultural, equipamento da Secretaria Municipal de Cultura de Vitória (Semc) fizeram trabalhos que estão sendo disponibilizados por meio de uma exposição on-line. 

Vila Velha instala câmeras de alta definição em ruas

Os equipamentos serão instalados em pontos estratégicos da cidade. A primeira instalação teste com uma das novas câmeras ocorreu na última sexta-feira (29), no Farol de Santa Luzia. 
Continua após publicidade