19.1 C
Vitória
domingo, 31 maio, 2020

Escolas buscam meios de ensinar durante o isolamento social

Leia Também

É preciso suplementar o que não conseguimos ingerir pela alimentação

Além da maioria das pessoas não se alimentarem corretamente, existem muitos nutrientes que nosso corpo não consegue produzir sozinho e são essenciais para a nossa vitalidade.

Crise econômica causada pelo novo coronavírus faz desemprego chegar a 12,6%

De acordo com o IBGE, são aproximadamente 4 milhões de brasileiros fora do mercado de trabalho nesse trimestre.

Lugar de homem é na cozinha

A arte de combinar ingredientes e temperos tem atraído mais e mais homens Em restaurantes ou em ambientes domésticos, é cada vez mais comum ver...

Campanha visa a arrecadar alimentos para ajudar pessoas em situação de rua

Ao todo, serão entregues 150 almoços, com suco, água e sobremesa, e também um kit de higiene às pessoas em situação de rua.

Plataformas, vídeoaulas, entre outros recursos, estão sendo usados por escolas particulares e públicas para levar o conteúdo aos alunos neste período

Diante da situação de emergência gerada pela pandemia do novo coronavírus (Sars-Cov-2), escolas particulares e públicas, seguindo o protocolo da Organização Mundial de Saúde (OMS), cancelaram as aulas presenciais por tempo indeterminado.

Cerca de 1,5 bilhão de estudantes chegaram a ficar com aulas suspensas ou reconfiguradas ao redor do mundo. O contingente representa 87% de todos os estudantes do planeta – segundo atualização realizada em 25 de março pela Unesco, órgão da Organização das Nações Unidas (ONU) para educação e cultura.

A Creche ABC, em Jardim Camburi, Vitória, está buscando se adaptar a esse período, indicando videoaulas aos alunos, por meio da plataforma Zoom. A jornalista Priscilla Cerqueira, mãe da Piettra, 5 anos, contou que todos os dias a menina se senta em frente a tela da TV e participa e interage com os conteúdos enviados pela escola.

Piettra estudando
Depois das videoaulas, Piettra faz os exercícios. – Foto: Priscilla Cerqueira

“Achei super bacana e válida a iniciativa, em tempos em que tudo é digital e as crianças não podem ir pra escola. Nos ajuda a mantê-las na ocupadas nesse tempo de isolamento social. Com isso, elas também elas não perdem o foco do estudo. Além disso, elas ficam menos ociosas, pois muitos de nós, pais, continuamos trabalhando em esquema de home office. É um grande alívio!”, disse Priscilla.

Escolas públicas

No dia 16 de março, o governador Renato Casagrande anunciou o cancelamento nas escolas municipais e estaduais diante do índice de aumento de casos confirmados da covid-19. A partir do dia 23, as escolas adiantariam as férias escolares como forma de conter a transmissão da doença.

Desta forma, a Umef Aly da Silva, localizada em Balneário Ponta da Fruta, em Vila Velha, também encontrou uma forma disponibilizar o conteúdo. Por meio do Google Classroom, sistema de gerenciamento de conteúdo para escolas que procuram simplificar a criação, a distribuição e a avaliação de trabalhos, os alunos têm acesso aos exercícios.

Google Classroom
O Google Classroom pode ser acessado pelo computador ou pelo smartphone. – Foto: Reprodução

O professor de História da escola, Vinicius Vivaldi, afirma que esta é uma forma de todos acompanharem as atividades e se manterem informados. “O aplicativo é uma alternativa para que os alunos tenham acesso às atividades e conteúdos propostos pelos professores neste período de isolamento domiciliar, e deem continuidade aos estudos em casa”, destacou ele.

Continua após a publicidade

ES Brasil Digital

esbrasil_176
Continua após publicidade

Fique por dentro

Crise econômica causada pelo novo coronavírus faz desemprego chegar a 12,6%

De acordo com o IBGE, são aproximadamente 4 milhões de brasileiros fora do mercado de trabalho nesse trimestre.

Prejuízo com fechamento de shoppings centers capixabas chega a R$ 1 bilhão

Os shoppings centers da Grande Vitória estão fechados desde o dia 19 de março, por meio de um decreto estadual a fim de conter a pandemia do novo coronavírus.

PIB está 4,2% abaixo do pico observado no fim de 2014, diz IBGE

O resultado, segundo a instituição, é resultado do primeiro trimestre teve forte impacto da pandemia do novo coronavírus.

Maia diz que auxílio emergencial deve ser prorrogado, mas teme redução de valor

O presidente da Câmara dos Deputados afirmou que há um embate explícito dentro do governo, e do próprio Parlamento, entre priorizar investimentos públicos e privados.

Vida Capixaba

Lugar de homem é na cozinha

A arte de combinar ingredientes e temperos tem atraído mais e mais homens Em restaurantes ou em ambientes domésticos, é cada vez mais comum ver...

Shoppings da Grande Vitória poderão abrir a partir de segunda (1º)

De acordo com a secretária de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Lenise Loureiro, a decisão foi tomada durante uma reunião da Sala de Situação de Emergência em Saúde Pública do Estado, realizada hoje. 

Como montar um cantinho lúdico e organizado para as crianças

Com as crianças em casa em tempo integral, as famílias se deparam com o desafio de manter a rotina de atividades escolares e brincadeiras.

Orquestra Sinfônica Sul Espírito Santo realizará apresentações on-line

A primeira apresentação da série "[email protected] Sinfônica In Live", será na próxima quinta-feira (04), a partir das 20h, pelas mídias sociais do projeto social Casa Verde.
Continua após publicidade