Iema suspendeu temporariamente a atividade devido à necessidade de avaliação dos grampos nas rochas, que oferecem segurança aos praticantes
Por Redação
Os amantes da escalada no Monumento Natural Estadual O Frade e a Freira, em Itapemirim, devem estar atentos ao alerta emitido pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema). O órgão recomendou a suspensão temporária da prática do esporte após o incêndio que atingiu a área no dia 13 de setembro, possivelmente comprometendo os grampos instalados na rocha, essenciais para a segurança dos praticantes.
“Dada a popularidade da área entre os praticantes de escalada, na próxima semana será realizada uma avaliação técnica dos grampos instalados pela Associação Capixaba de Escalada. O incêndio pode ter danificado a estrutura desses equipamentos, e é imprescindível assegurar que estejam em condições adequadas de uso, garantindo a segurança de todos”, destacou Janine Marta Scandiani, gestora do monumento.
As equipes do Iema, em conjunto com o Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES) e parceiros, atuaram intensamente no combate às chamas durante todo o fim de semana. Embora o incêndio tenha sido controlado, a área permanece sob monitoramento do instituto para evitar novos focos.
Entramos em contato com o Iema para saber quando a prática da escalada será liberada, e por meio de nota informou que a vistoria foi realizada neste domingo (22), pela Associação Capixaba de Escalada (ACE), que irá produzir um relatório com a avaliação e enviar ao órgão.
*Matéria atualizada às 16h50