24.9 C
Vitória
terça-feira, 25 junho, 2024

ESB Indica: o que ler, ouvir e assistir no início de maio

ES Brasil e colaborador trouxeram dicas como a minissérie “O Véu” e o novo disco de Neil Young & Crazy Horse

Por Mariah Friedrich

A ES Brasil reuniu dicas de filme, livro, série e discos para os leitores ficarem por dentro dos lançamentos do momento. Além disso, o escritor, produtor cultural e diretor no IHGES Manoel Goes Neto também compartilhou um sugestão do que tem lido. Confira a seguir:

- Continua após a publicidade -

Fu##in’ Up” – Neil Young & Crazy Horse

Lançado nesta quinta-feira (2), o álbum reúne o grupo seminal com todo o seu vigor histórico reinterpretando ao vivo o álbum “Ragged Glory” de 1990, em um show privado em um clube de Toronto, no final do ano passado. O baixista Billy Talbot, o baterista Ralph Molina, e os guitarristas Micah Nelson e Nils Lofgren acompanham Neil em nove faixas, quase todas que integram o original, com títulos mudados a partir de trechos das letras.

Ouça abaixo o disco na íntegra:

Um mundo imenso – Ed Yong

Como os animais percebem o mundo? O jornalista científico Ed Yong explora como as criatura não humanas exploram o mundo de maneiras que nós humanos dificilmente podemos imaginar em seu novo livro “Um mundo imenso: Como os sentidos dos animais revelam reinos ocultos à nossa visão”, disponível para pré-venda na Amazon a partir de R$ 76,90 (E-book), com lançamento na próxima segunda-feira (9). 

ESB Indica: o que ler, ouvir e assistir no início de maio
Um Mundo Imenso – Foto: Divulgação/ Amazon

Yong como cada espécie vive dentro de sua própria “bolha sensorial”, uma parte específica da realidade adaptada às suas necessidades de sobrevivência e bem-estar. Ao trazer exemplos de como os embriões de rã reagem a predadores ainda no ovo, ou como pássaros sentem a atração magnética da Terra, Yong nos convida a reconsiderar e expandir nossa própria percepção do que é a realidade. 

O Véu – Steven Knight
Do mesmo criador do sucesso Peaky Blinders, Steven Knight, a minissérie “O Véu” estreiou na última terça-feira (30) no catálogo da Star+, estrelada por Elisabeth Moss em um enredo de espionagem envolvendo duas mulheres em uma viagem de Istambul para Paris e Londres.

Enquanto uma das personagens esconde um segredo mortal, a outra tem a missão de desvendar esse mistério para salvar inúmeras vidas. Paralelamente, agências de inteligência colaboram para evitar uma catástrofe. A produção é composta por seis episódios, com dois capítulos liberados semanalmente.

Confira o trailer a seguir:

Dica do Colaborador

ESB Indica: o que ler, ouvir e assistir no início de maio
Manoel Goes Neto é escritor, produtor cultural e diretor no IHGES – Foto: Acervo Pessoal

Viagem às colônias italianas do Espírito Santo – Arrigo de Zettiry

Motivado pelos 150 anos da  Imigração Italiana no Espírito Santo,  o produtor cultural, escritor, diretor no IHGES e articulista convidado na Revista ES Brasil Manoel Goes releu e recomendo o livro “Viagem às colônias italianas do Espírito Santo” de Arrigo de Zettiry, com tradução de Nerina Bortoluzzi Herzog, disponível em formato digital gratuitamente no site do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo

ESB Indica: o que ler, ouvir e assistir no início de maio
Viagem às colônias italianas do Espírito Santo – Foto: Reprodução

“O documento histórico apresenta um relato em detalhes da visita do exigente Comissário da Emigração Arrigo de Zettiry aos núcleos de familias italianas e seus descendentes, em 1902, onde haviam reclamações ao governo italiano que desde 1874 estariam passando por sérias dificuldades. Uma inestimável contribuição para a historicidade dos colonos italianos em solo capixaba“, comentou Goés.

 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

FIQUE POR DENTRO

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -