Com o tema “Estratégias de Combate à Epidemia causada pelo Mosquito Aedes aegypti: Zika, Dengue e Chikungunya”, o ES Brasil Debate, que aborda os mais relevantes e impactantes temas da atualidade na dinâmica da economia capixaba, discutidos pelos mais qualificados especialistas em suas respectivas áreas, foi realizado nesta quinta-feira (14), em Vitória.
Os debatedores desta edição foram a gerente de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo, Gilsa Rodrigues, o infectologista Lauro Ferreira da Silva Pinto Neto, o ginecologista Luiz Sobral Vieira e o engenheiro mecânico da ArcelorMittal Tubarão, Marcos Fernandes dos Santos.
Para abrir o evento, o editor da revista ES Brasil e diretor-executivo do grupo Next Editorial, Mário Fernando Souza (foto abaixo), e o secretário de Saúde, Ricardo Oliveira (foto acima), falaram sobre a importância de se discutir um tema tão cheio de questionamentos.
Os especialistas responderam sobre as falhas mais graves nessa luta, os cuidados de pessoas com baixa imunidade, o trabalho específico que está sendo desenvolvido com grávidas na Arcelor; e como funciona a ação do zika vírus nos casos de microcefalia, entre outros. O Dr. Luiz Sobral falou sobre o período mais arriscado para a gestante entrar em contato com o zika vírus. Ele destacou que o primeiro trimestre exige uma atenção maior por parte das gestantes, que devem utilizar repelente todos os dias, preferir roupas de manga comprida e calças e manter telas de proteção em casa.
De acordo com Marcos Fernandes, a empresa busca promover um trabalho importante de conscientização das comunidades no entorno da ArcelorMittal. “Esse é um desafio de todos. Estamos trabalhando muito para mitigar esses impactos, por meio da educação e da comunicação. Uma vez que todos os nossos colaboradores possuem a informação de fato, nós buscamos levar isso para a fora da empresa, conversando e fazendo simulações com crianças, além de inspeções com a comunidade, para que as pessoas possam fazer a parte delas. Infelizmente, o Brasil está perdendo de goleada para o mosquito. Precisamos melhorar essa conscientização para virar e ganhar esse jogo”.
Segundo o Dr. Lauro Ferreira “com o Zika vírus nós ainda estamos aprendendo, pois não existe um relato de que essa situação é mais grave nas pessoas que possuem baixa imunidade. Nossa preocupação é com as gestantes, ainda mais no primeiro trimestre. Já a dengue é a grande vilã, principalmente entre crianças e idosos. No Brasil, quem mais morreu por conta dessa doença foram pessoas com idade acima de 60 anos”.
Questionada sobre as ações que vêm sendo desenvolvidas pelo Governo junto aos municípios, Gilsa Rodrigues afirmou que o Estado vem atuando em capacitação de pessoal que trabalha em campo com borrifadores. “Fomos o primeiro Estado a comprar repelente e distribuir às grávidas atendidas pelo SUS. Compramos inseticida, dipirona, cadeira do papai e intensificamos reuniões com as equipes de saúde e temos o gabinete de monitoramento. Há resultados importantes. Mas ainda dependemos de uma participação maior da sociedade”, enfatizou.
A cobertura completa do evento será publicada na edição de abril. Já o vídeo do debate estará disponível no site da revista, www.esbrasil.com.br, neste final de semana. Vale lembrar que os certificados dos participantes serão enviados em formato PDF, por e-mail, na próxima segunda-feira (18).
ESB Debate – A segunda edição do ciclo de encontros do ES Brasil Debate em 2016 irá abordar o tema: Inovação: o segredo para o verdadeiro desenvolvimento do País, pauta que tomou lugar nas discussões de empresas de qualquer porte ou natureza. Protagonistas dos setores de Inovação, Tecnologia e Ciência serão os debatedores do evento que discutirá os principais gargalos enfrentados pelas esferas pública e privada, além de apresentarem modelos que proporcionaram melhoria substancial no desenvolvimento das cidades.
ESB Debate – Inovação: o segredo para o verdadeiro desenvolvimento do País |