23.8 C
Vitória
sexta-feira, 19 abril, 2024

ESB Debate discute sobre a epidemia causada pelo mosquito Aedes aegypti

ESB Debate discute sobre a epidemia causada pelo mosquito Aedes aegypti

Com o tema “Estratégias de Combate à Epidemia causada pelo Mosquito Aedes aegypti: Zika, Dengue e Chikungunya”, o ES Brasil Debate, que aborda os mais relevantes e impactantes temas da atualidade na dinâmica da economia capixaba, discutidos pelos mais qualificados especialistas em suas respectivas áreas, foi realizado nesta quinta-feira (14), em Vitória.

Os debatedores desta edição foram a gerente de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo, Gilsa Rodrigues, o infectologista Lauro Ferreira da Silva Pinto Neto, o ginecologista Luiz Sobral Vieira e o engenheiro mecânico da ArcelorMittal Tubarão, Marcos Fernandes dos Santos.

- Continua após a publicidade -

ESB Debate discute sobre a epidemia causada pelo mosquito Aedes aegypti

Para abrir o evento, o editor da revista ES Brasil e diretor-executivo do grupo Next Editorial, Mário Fernando Souza (foto abaixo), e o secretário de Saúde, Ricardo Oliveira (foto acima), falaram sobre a importância de se discutir um tema tão cheio de questionamentos.

ESB Debate discute sobre a epidemia causada pelo mosquito Aedes aegypti
Os especialistas responderam sobre as falhas mais graves nessa luta, os cuidados de pessoas com baixa imunidade, o trabalho específico que está sendo desenvolvido com grávidas na Arcelor; e como funciona a ação do zika vírus nos casos de microcefalia, entre outros.  O Dr. Luiz Sobral falou sobre o período mais arriscado para a gestante entrar em contato com o zika vírus. Ele destacou que o primeiro trimestre exige uma atenção maior por parte das gestantes, que devem utilizar repelente todos os dias, preferir roupas de manga comprida e calças e manter telas de proteção em casa.

De acordo com Marcos Fernandes, a empresa busca promover um trabalho importante de conscientização das comunidades no entorno da ArcelorMittal. “Esse é um desafio de todos. Estamos trabalhando muito para mitigar esses impactos, por meio da educação e da comunicação. Uma vez que todos os nossos colaboradores possuem a informação de fato, nós buscamos levar isso para a fora da empresa, conversando e fazendo simulações com crianças, além de inspeções com a comunidade, para que as pessoas possam fazer a parte delas. Infelizmente, o Brasil está perdendo de goleada para o mosquito. Precisamos melhorar essa conscientização para virar e ganhar esse jogo”.
 
Segundo o Dr. Lauro Ferreira “com o Zika vírus nós ainda estamos aprendendo, pois não existe um relato de que essa situação é mais grave nas pessoas que possuem baixa imunidade. Nossa preocupação é com as gestantes, ainda mais no primeiro trimestre. Já a dengue é a grande vilã, principalmente entre crianças e idosos. No Brasil, quem mais morreu por conta dessa doença foram pessoas com idade acima de 60 anos”.

ESB Debate discute sobre a epidemia causada pelo mosquito Aedes aegypti 
Questionada sobre as ações que vêm sendo desenvolvidas pelo Governo junto aos municípios, Gilsa Rodrigues afirmou que o Estado vem atuando em capacitação de pessoal que trabalha em campo com borrifadores. “Fomos o primeiro Estado a comprar repelente e distribuir às grávidas atendidas pelo SUS. Compramos inseticida, dipirona, cadeira do papai e intensificamos reuniões com as equipes de saúde e temos o gabinete de monitoramento. Há resultados importantes. Mas ainda dependemos de uma participação maior da sociedade”, enfatizou.

A cobertura completa do evento será publicada na edição de abril. Já o vídeo do debate estará disponível no site da revista, www.esbrasil.com.br, neste final de semana. Vale lembrar que os certificados dos participantes serão enviados em formato PDF, por e-mail, na próxima segunda-feira (18).

 ESB Debate – A segunda edição do ciclo de encontros do ES Brasil Debate em 2016 irá abordar o tema: Inovação: o segredo para o verdadeiro desenvolvimento do País, pauta que tomou lugar nas discussões de empresas de qualquer porte ou natureza. Protagonistas dos setores de Inovação, Tecnologia e Ciência serão os debatedores do evento que discutirá os principais gargalos enfrentados pelas esferas pública e privada, além de apresentarem modelos que proporcionaram melhoria substancial no desenvolvimento das cidades.

ESB Debate Inovação: o segredo para o verdadeiro desenvolvimento do País
Data: 24 de maio
Horário: 19h30 

 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA