23.9 C
Vitória
quinta-feira, 20 junho, 2024

ES zera municípios em risco alto; comércio da GV funciona sem restrição de horário

Todas as cidades do Espírito Santo saíram do risco alto para a contaminação da covid-19.

Por Munik Vieira

Segundo o novo Mapa de Risco Covid-19, divulgado pelo Governo do Estado última sexta-feira (02), dos 78 municípios capixabas, 59 estão classificados em Risco Baixo e 19 em Risco Moderado.

- Continua após a publicidade -

No último mapa de risco, que teve vigência até ontem (04), os municípios de Anchieta e Mantenópolis ainda estavam em risco alto. Agora, não há municípios classificados em Risco Alto.

ES zera municípios em risco alto; comércio da GV funciona sem restrição de horário
Comparativo do Mapa de Risco Foto: Divulgação Governo do ES

A Matriz de Risco de Convivência considera no eixo de ameaça: o coeficiente de casos ativos por município dos últimos 28 dias, além da quantidade de testes realizados por grupo de mil habitantes e a média móvel de óbitos dos últimos 14 dias. Já o eixo de vulnerabilidade considera a taxa de ocupação de leitos potenciais de UTI exclusivos para tratamento da Covid-19, isto é, a disponibilidade máxima de leitos para tratamento da doença. A estratégia de mapeamento de risco teve início em abril do ano passado.

O Mapa de Risco segue as orientações dos boletins epidemiológicos do Ministério da Saúde e recomendações da equipe de especialistas do Centro de Comando e Controle (CCC) Covid-19 no Espírito Santo, que é composto pelo Corpo de Bombeiros Militar, Defesa Civil, Secretaria da Saúde (Sesa), Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) e da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). As decisões adotadas pelo Governo do Estado seguem parâmetros técnicos.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 221

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA