24.9 C
Vitória
sexta-feira, 19 abril, 2024

ES tem redução de homicídios no primeiro semestre do ano

O Espírito Santo fechou o primeiro semestre de 2021 com redução de 8,8% dos homicídios dolosos, em comparação com o mesmo período de 2020.

No período de janeiro a junho deste ano foram 542 registros, contra 594 homicídios no ano passado. Este resultado é o segundo melhor da série histórica, perdendo apenas para o ano de 2019, quando foram registrados 506 casos.

“As forças de segurança do Espírito Santo trabalham unidas em busca dessa redução, e este resultado é muito importante. Temos trabalhado dentro das premissas do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, idealizado pelo governador Renato Casagrande e cujo objetivo é justamente reduzir os índices de homicídios”, afirmou o secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, coronel Alexandre Ramalho.

- Continua após a publicidade -

Dados

Considerando dados regionais, a Região Metropolitana da Grande Vitória se destaca, com a maior redução no semestre entre as regiões. No período acumulado de janeiro a junho foram registrados 257 homicídios, contra 349 no mesmo período de 2020, uma redução de 26,4%.

Crimes de proximidade

No mês de junho, o Espírito Santo registrou 85 homicídios dolosos, cinco a mais que junho de 2020. Ao analisar as características dos crimes, nota-se que 45% dos casos tinham características de proximidade, que dificultam ainda mais o controle das forças de segurança pública.

Entre estes, está o crime cometido em São Domingos do Norte, no dia 15 de junho, quando um homem matou a esposa, os três filhos e depois cometeu suicídio. Em São Mateus, no dia 21 de junho, o marido matou a mulher e depois cometeu suicídio. Ainda no mês de junho, foram registrados homicídios dentro de bares, estabelecimentos comerciais, em festa particular e em unidade prisional.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA